Entrada > Notícias > Investigação TBIO-BebéVida
Publicado em: 14 Fevereiro 2024

Investigação TBIO-BebéVida

Uma investigação desenvolvida numa parceria entre o Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO) da Escola Superior do Politécnico do Porto (ESS | P.PORTO) e a BebéVida, revela novos efeitos terapêuticos derivados de células estaminais isoladas do cordão umbilical no melanoma.

O estudo, intitulado “Efeitos terapêuticos das células estaminais dos cordão umbilical no melanoma”, demonstra que “os fatores libertados pelas células estaminais mesenquimais do cordão umbilical induziram a diminuição generalizada da sobrevivência das células de melanoma, representando uma potencial nova abordagem terapêutica adjuvante para este tipo de cancro” conclui Pablo Fernandes, que desenvolveu o estudo no decorrer do seu mestrado em Bioquímica em Saúde da ESS | P.PORTO. A equipa de investigação conta ainda com Pedro Coelho, Investigador Integrado do TBIO, e Andreia Gomes, Diretora Técnica e de Investigação & Desenvolvimento da BebéVida.

Estes resultados têm sido alvo de elevada divulgação em vários órgãos de comunicação social da área da investigação em saúde e biotecnologia, bem como órgãos generalistas. Desde cobertura mediática por parte da SIC Notícias, Saúde Online, Atlas da Saúde, Mais Algarve, News Farma e Planet Algarve, esta investigação traduz-se num importante avanço na área da biotecnologia médica e da saúde e tem marca portuguesa.

O TBIO, criado em 2022, é o mais recente dos centros de investigação e desenvolvimento da ESS | P.PORTO, e especializa-se em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica. No seu curto período de existência, já comprovou ser um importante foco de investigação a nível nacional.