Entrada > Notícias > E2S | P.PORTO coordena Grupo de Trabalho da LPCE para Terminologia em Eletroencefalografia Clínica (EEG)
Publicado em: 24 Fevereiro 2026

E2S | P.PORTO coordena Grupo de Trabalho da LPCE para Terminologia em Eletroencefalografia Clínica (EEG)

A Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) constituiu o Grupo de Trabalho –Terminologia em Eletroencefalografia Clínica (GTEC), com o objetivo prioritário de promover maior consistência na linguagem e na interpretação do EEG clínico, em português, em alinhamento com glossários e recomendações internacionais, contribuindo para melhorar a reprodutibilidade e a qualidade dos relatórios.

A coordenação do GTEC será do Prof. Daniel Filipe Borges, Professor Adjunto da E2S | P.PORTOEntre as áreas prioritárias de atuação destacam-se a produção e adaptação de recursos terminológicos e educativos, a promoção de critérios mais uniformizados de descrição e interpretação, o apoio à capacitação formativa (mitigando sobreleitura/subleitura, overreading/underreading) e o incentivo à cooperação entre centros, promovendo discussão e consenso a nível nacional.

No âmbito desta coordenação, encontram-se já calendarizadas iniciativas formativas e científicas que contribuem para operacionalizar estes objetivos, incluindo o workshop “EEG Clínico em Foco – do sinal à interpretação criteriosa” (28 de fevereiro de 2026, Auditório Magno da E2S | P.PORTO, com lotação esgotada). É de realçar que, no âmbito do 37.º Encontro Nacional de Epileptologia (ENE), a realizar-se de 6 a 7 de março de 2026, no Centro de Congressos do Porto Palácio, terá lugar o curso pré-congresso “EEG Essencial: Evitar Armadilhas, Reduzir Erros de Diagnóstico”, sob coordenação do Prof. Daniel Filipe Borges. Em momento distinto, já integrado no programa científico do ENE, será também orador convidado com a conferência “Wearables no Diagnóstico de Epilepsia: Da Inovação à Validação”, sendo ainda de destacar a participação de oradores internacionais de referência, incluindo os Professores Sándor Beniczky (Copenhaga), Ley Sander (Londres) e Fabrice Bartolomei (Marselha), entre outros.

Estas iniciativas refletem o papel da E2S na uniformização de critérios técnico-científicos em Eletroencefalografia em Portugal e na qualificação nos domínios da Neurofisiologia Clínica.

Combined Shape

Navigation