Entrada > Notícias > ESS | P.PORTO parceira do F.C. PORTO no espaço INZONE
Publicado em: 16 Fevereiro 2024

ESS | P.PORTO parceira do F.C. PORTO no espaço INZONE

A Professora Doutora Cristina Prudêncio e Professor Doutor António Marques, diretor do Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP) da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, estiveram presentes na assinatura do protocolo e apresentação do Espaço INZONE, uma parceria com o Futebol Clube do Porto e a Betano.

O F.C. Porto, numa parceria com a ESS | P.PORTO e o patrocinador oficial, Betano, apresentou hoje a INZONE, uma experiência adaptada e inclusiva destinada a adeptos com Perturbação do Espectro do Autismo, Disfunção do Processamento Sensorial, Défice Intelectual, Doença de Saúde Mental. Aqui, os adeptos podem assistir ao jogo no estádio de forma confortável, segura e adaptada a cada situação

A INZONE tem três espaços distintos, com diferentes níveis de controlo sensorial. Os três espaços são transitáveis e multidirecionais, permitindo ao adepto circular entre eles mediante a sua necessidade. A todo o momento, existirá o acompanhamento de Profissionais de Saúde especializados e dedicados a estes adeptos, que irão fazer a avaliação e mediação da experiência do utilizador.

Os três espaços de integração sensorial estão divididos da seguinte forma:

Zona 1 - Sala Sensorial: espaço com visibilidade direta para o relvado, onde é dada a possibilidade de assistir ao jogo de futebol com controlo de todos os estímulos sensoriais. Ao contrário do ambiente do estádio, dentro da sala sensorial, é possível controlar quantidade, intensidade e frequência dos diferentes estímulos sensoriais (som e luz podem ser controlados: a sala é insonorizada e com luminosidade regulável). A sala está ainda equipada com materiais e equipamentos (elementos visuais, auditivos, táteis, propriocetivos e vestibulares) que possibilitam a autorregulação do utilizador em situações de sobreestimulação e a manutenção do estado de alerta e da atenção ao longo do jogo. Estão também disponíveis materiais como bloqueadores de som, brinquedos reguladores e acesso a meios de comunicação aumentativa. No interior da sala é ainda possível recorrer à Realidade Virtual para experienciar diferentes ambientes relaxantes.

Zona 2 - Zona intermédia: espaço de transição entre a sala sensorial (zona 1) e a zona 3. Nesta zona, o utilizador passa a ter menor controlo sobre o ambiente, mas mantém o acesso a elementos propriocetivos, táteis e vestibulares que facilitam a sua regulação num ambiente menos controlado. Em situações de sobreestimulação e perante a dificuldade na gestão dos estímulos sensoriais, o utilizador poderá sempre regressar à Sala Sensorial e retomar o controlo do ambiente.

Zona 3 - Bancada: espaço contíguo à Zona 2. Esta zona possibilita o primeiro momento em que o utilizador da INZONE assiste ao jogo conjuntamente com os outros adeptos, mas é mantida a possibilidade de regressar às zonas anteriores sempre que necessário. Importa referir que cada utilizador da INZONE terá diferentes especificidades e, consequentemente, diferentes necessidades.

O acesso à INZONE (piso 5, Estádio do Dragão) está disponível mediante contacto prévio com o clube e também terá um controlo dos aspetos sensoriais.

Rui Martins da Silva, do departamento de Saúde do F.C. Porto ainda acrescentou que “este projeto (...) tem a consciência de ser inclusivo e integrativo, mas também evolutivo ao longo do tempo.” Ou seja, os utilizadores poderão fornecer feedback de forma para que a INZONE seja adaptada ao longo do tempo para potenciar a experiência destes indivíduos.

Após a apresentação técnica do espaço, o Presidente do Futebol Clube do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, teve a palavra e reiterou a importância de não discriminar qualquer adepto, independentemente das suas dificuldades. “Temos obrigação de pensar em todos e ter um carinho especial por aqueles que não têm a felicidade de ser como a maioria de nós.”

Também Panos Konstantopoulos, representante da BETANO e Presidente da Kaizen Foundation, salientou a importância de incluir estes adeptos na experiência de um jogo de futebol, e salientou que 1% da população mundial sofre de perturbações do espectro do autismo, pelo que incluir estes indivíduos e as suas famílias é de extrema importância.

A Professora Doutora Cristina Prudêncio, Presidente da nossa escola, encerrou as intervenções com uma apresentação da ESS | P.PORTO, e salientou a importância de ter a oportunidade de contribuir para a inclusão através dos nossos Centros de Investigação.

No caso da INZONE, temos uma estreita colaboração através do projeto InHealth do Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP) do Centro de Investigação em Reabilitação (CIR). “Há uma série de projetos inovadores que temos liderado e no âmbito mais lato do centro de investigação a que o LabRP pertence, o CIR, que tem trabalhado nestas áreas em que pretendemos olhar para todas as pessoas, porque todas as pessoas contam”.

“Esta sala sensorial, alargada a um estádio inclusivo, é um desafio ganho. Queremos que a nossa investigação esteja à disposição de todos (...) não só nestas áreas, mas em todas as áreas que possam tornar a sociedade mais inclusiva.”.

A sessão terminou com a assinatura do protocolo entre a Escola Superior de Saúde e o Futebol Clube do Porto.

A INZONE será inaugurada já amanhã, dia 17 de fevereiro de 2024, durante o próximo encontro do Futebol Clube do Porto.