Entrada > Notícias > Alumna da ESS na lista das 100 melhores empreendedoras

Alumna da ESS na lista das 100 melhores empreendedoras

Investigação

Paula Valente da ESS, Escola de Saúde do Politécnico do Porto, viu o seu trabalho distinguido no Dia Internacional da Mulher.

A Euclid Network revelou, no dia 8 de março, o Top 100 Women In Social Enterprise. A lista distingue mulheres empreendedoras e inovadoras no campo social. Paula Valente é uma das seis portuguesas premiadas.

Directora executiva e terapeuta da fala e linguagem no Instituto Português da Afasia - IPA, Paula Valente consta da lista Top 100 Women In Social Enterprise da Euclid Network, uma rede apoiada pela Comissão Europeia que distingue empreendedores sociais.

Paula Valente formou-se, em 2008, em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde (ESS) escola de Saúde do Politécnico do Porto. Pós-graduada em Competências de Comunicação Clínica pela Faculdade de Medicina do Porto, concluiu o mestrado em em Linguística Clínica pela Universidade Católica Portuguesa, com especialização na intervenção terapêutica focada na comunicação e parceiros comunicativos das pessoas com afasia. Leciona várias formações no âmbito da temática da afasia em diversas pós-graduações e entidades formativas. Desde 2008, exerceu em vários contextos, desde Unidade de Cuidados Continuados, lar e centro de dia, clínica de fisiatria, várias instituições de ensino, domicílios e gabinete privado. Foi responsável pela gestão de formação numa empresa de formação pós-graduada em saúde.

Após vários anos de estudo e experiência profissional com pessoas com afasia em diferentes contextos públicos e privados, tomou a decisão de abandonar os seus vários empregos para se dedicar a 100% à criação de um projeto, na altura denominado Afasia 3D e agora designado por Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA). Foi assim que, em 2015, findo o projeto-piloto, nasceu em Matosinhos o IPA, tendo vindo a constituir-se como associação sem fins lucrativos em fevereiro de 2016.

Nos últimos anos, assistiu-se a uma preocupação crescente com o nível de participação das pessoas com deficiência na sociedade, ocorrendo mudanças significativas nos cuidados de saúde prestados em países como os EUA, Canadá, Reino Unido, entre outros. A importância de considerar, não apenas os défices apresentados, mas as consequências destes nos diferentes domínios que influenciam o bem-estar e a qualidade de vida de quem os apresenta, passou a ser valorizada e considerada como objetivo final da intervenção terapêutica a realizar pelos profissionais de saúde.

Neste contexto, o IPA trouxe para Portugal abordagens terapêuticas inovadoras que permitem minimizar o impacto psicossocial da afasia, trazendo a pessoa com afasia para o centro da tomada de decisões e na construção das soluções.

O IPA oferece de forma consistente e sistemática, terapias com grande evidência científica que se inserem no modelo Life Participation Approach to Aphasia (LPAA) e que abrangem todas as Recomendações Internacionais de Boas Práticas na Afasia.

fonte: P. PORTO