"A situação de pandemia da COVID-19 mudou radicalmente o modo como interagimos e como trabalhamos. A educação não é exceção, tendo-se assistido a um processo rápido de reajustamento a novas formas de ensinar e de aprender, mormente no contexto no Ensino Superior. As implicações e os efeitos da pandemia na educação ainda não se conhecem, mas é certo que eles afetarão mais negativamente as pessoas que vivem em contextos e economias mais débeis e desafiadoras. Muitos países experienciaram o confinamento total ou parcial, o que ditou o encerramento de universidades e escolas. Os professores e os alunos tiveram de se adaptar rapidamente ao ensino à distância, o que revelou, ao mesmo tempo, capacidade de pensar em novos ambientes e formas de organização do seu trabalho, mas também um conjunto de desafios quer no que diz respeito ao acesso a plataformas online e a novas ferramentas de suporte ao ensino e à aprendizagem, quer ao nível das abordagens pedagógicas e de avaliação.
Este projeto de investigação visa compreender o modo como os estudantes do Ensino Superior se adaptaram aos contextos de ensino e aprendizagem à distância e analisar o modo como a avaliação das aprendizagens tem sido realizada. Trata-se de um projeto que será desenvolvido no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho numa parceria com o Centro de Investigação em Ciência Psicológica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e pretende auscultar os estudantes do Ensino Superior de todas as áreas de conhecimento e ciclos de estudo através das Associações de Estudantes."
Maria Assunção Flores Fernandes
A Professora Doutora Maria Assunção Flores é Licenciada em Ensino de Português-Francês e mestre em Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho. Doutorou-se em Educação, na Universidade de Nottingham, Reino Unido. Foi visiting scholar na Universidade de Cambridge, Reino Unido (2008/2009) e na Universidade de Glasgow (2016/2017). Foi presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) (2013-2019) e presidente da direção do International Council on Education for Teaching (ICET). É membro de várias associações internacionais e é parecerista em numerosas revistas internacionais. As suas áreas de investigação incluem, entre outras, formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, indução e avaliação de professores, currículo, avaliação, liderança e ensino superior. É codiretora da revista European Journal of Teacher Education e diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice.
Formação académica: Agregação em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia); Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação); Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Psicologia da Educação (Universidade do Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação); Licenciatura em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa); Curso do Magistério Primário (Escola do Magistério Primário de Lisboa). Actividade Profissional:Professora Associada com Agregação (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia); Coordenadora da secção de Psicologia da Educação e da Orientação. Coordenadora do Programa de Doutoramento em Psicologia da Educação Interuniversitário (Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa. Coordenadora do Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) Interesses de Investigação: Autorregulação da aprendizagem, estratégias de aprendizagem, Desenvolvimento profissional de professores, Bullying e Cyberbullying), Pedagogia no Ensino Superior