Entrada > Notícias > WORKSHOP // Aprendizagem online em tempos de pandemia: um estudo com alunos do Ensino Superior

WORKSHOP // Aprendizagem online em tempos de pandemia: um estudo com alunos do Ensino Superior

Simpósios e Workshops

Quando

04 > 04.03.2021 · 12:00 > 13:00

Onde

Zoom

Nome do Contacto

Participantes

Comunidade Educativa ESS | P. PORTO

Adicionar evento ao calendário

Com este estudo pretende-se compreender de que forma os Estudantes do Ensino Superior se adaptaram aos novos contextos de ensino e analisar o modo como a avaliação das aprendizagens tem sido feita. Nesta sessão serão divulgados os resultados exploratórios de uma primeira análise.


"A situação de pandemia da COVID-19 mudou radicalmente o modo como interagimos e como trabalhamos. A educação não é exceção, tendo-se assistido a um processo rápido de reajustamento a novas formas de ensinar e de aprender, mormente no contexto no Ensino Superior. As implicações e os efeitos da pandemia na educação ainda não se conhecem, mas é certo que eles afetarão mais negativamente as pessoas que vivem em contextos e economias mais débeis e desafiadoras. Muitos países experienciaram o confinamento total ou parcial, o que ditou o encerramento de universidades e escolas. Os professores e os alunos tiveram de se adaptar rapidamente ao ensino à distância, o que revelou, ao mesmo tempo, capacidade de pensar em novos ambientes e formas de organização do seu trabalho, mas também um conjunto de desafios quer no que diz respeito ao acesso a plataformas online e a novas ferramentas de suporte ao ensino e à aprendizagem, quer ao nível das abordagens pedagógicas e de avaliação. 

Este projeto de investigação visa compreender o modo como os estudantes do Ensino Superior se adaptaram aos contextos de ensino e aprendizagem à distância e analisar o modo como a avaliação das aprendizagens tem sido realizada. Trata-se de um projeto que será desenvolvido no Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho numa parceria com o Centro de Investigação em Ciência Psicológica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e pretende auscultar os estudantes do Ensino Superior de todas as áreas de conhecimento e ciclos de estudo através das Associações de Estudantes." 

A Equipa de formação pedagógica, em conjunto com as investigadoras que coordenam este projeto, convidam todos os estudantes da ESS | P. PORTO, e do Ensino Superior em geral, a participarem neste estudo.
Esta sessão não tem custo de participação, mas carece de inscrição prévia até 25 de fevereiro de 2021.

Investigadoras:

Maria Assunção Flores Fernandes

A Professora Doutora Maria Assunção Flores é Licenciada em Ensino de Português-Francês e mestre em Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho. Doutorou-se em Educação, na Universidade de Nottingham, Reino Unido. Foi visiting scholar na Universidade de Cambridge, Reino Unido (2008/2009) e na Universidade de Glasgow (2016/2017). Foi presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) (2013-2019) e presidente da direção do International Council on Education for Teaching (ICET). É membro de várias associações internacionais e é parecerista em numerosas revistas internacionais. As suas áreas de investigação incluem, entre outras, formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, indução e avaliação de professores, currículo, avaliação, liderança e ensino superior. É codiretora da revista European Journal of Teacher Education e diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice. 


Ana Margarida Veiga Simão

Formação académica: Agregação em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia); Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação); Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Psicologia da Educação (Universidade do Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação); Licenciatura em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa); Curso do Magistério Primário (Escola do Magistério Primário de Lisboa). Actividade Profissional:Professora Associada com Agregação (Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia); Coordenadora da secção de Psicologia da Educação e da Orientação. Coordenadora do Programa de Doutoramento em Psicologia da Educação Interuniversitário (Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa. Coordenadora do Programa de Estudos da aprendizagem Autorregulada (PEAAR) Interesses de Investigação: Autorregulação da aprendizagem, estratégias de aprendizagem, Desenvolvimento profissional de professores, Bullying e Cyberbullying), Pedagogia no Ensino Superior

+ Informações

Autor

arpl

Partilhar