Entrada > Notícias > Saúde Digital: nova licenciatura da ESS a iniciar em Setembro de 2023
Publicado em: 08 Setembro 2023

Saúde Digital: nova licenciatura da ESS a iniciar em Setembro de 2023

A Licenciatura em Saúde Digital surgiu em colaboração da Escola Superior de Saúde juntamente com a Escola Superior de Media Artes e Design do Politécnico do Porto em contexto das áreas da saúde, tecnologia e multimédia. Os estudantes desta licenciatura terão acesso a bolsas de incentivo PRR.

Os estudantes desta licenciatura terão acesso a bolsas de incentivo no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a possibilidade de fazer o curso gratuitamente. 

 

A Licenciatura em Saúde Digital disponibiliza um novo perfil profissional para o sector da saúde. Esta formação abarca as áreas de fusão da saúde com as ciências informáticas.

Em linha com  as prioridades determinadas pela Organização Mundial de Saúde, o curso de Saúde Digital prepara os licenciados para atuarem na área da saúde e reabilitação. Os vários contextos de atuação permitem que áreas como a promoção da saúde e prevenção, tratamento e reabilitação da doença sejam potenciadas pela utilização de tecnologias digitais, como tecnologias imersivas de realidade mista, inteligência artificial, telessaúde, aplicações moveis, biossensores, estratégias de gamificação, entre outros.

É esperado que os graduados em Saúde Digital desenvolvam soluções tecnológicas que suportem o trabalho dos profissionais de saúde. Em especial, estes profissionais estarão posicionados na área de reabilitação onde trabalham em colaboração com profissionais de saúde. 

O especialista em tecnologias digitais aplicadas à saúde e reabilitação poderá contribuir de forma decisiva ao promover o maior acesso dos cidadãos a serviços digitais seguros e de alta qualidade na área da saúde e reabilitação. As tecnologias digitais podem servir para uma maior humanização da prestação de cuidados de saúde. 

 

Os objetivos da Licenciatura em Saúde Digital são:

  • Compreender as perspetivas atuais de saúde locais e globais;
  • Conhecer a anatomia e fisiologia humana e determinantes da saúde, doença e bem-estar;
  • Compreender os quadros patológicos mais prevalentes em Portugal e o seu impacto no funcionamento humano;
  • Analisar e integrar criticamente a evidência em cuidados de saúde e reabilitação;
  • Desenvolver e implementar tecnologias baseadas em evidência para cuidados de saúde e reabilitação digitais;
  • Conhecer as especificações e padrões de interoperabilidade de dados na área da saúde;
  • Explorar facetas relacionadas com o enriquecimento da experiência do utilizador em soluções de saúde digital;
  • Avaliar as implicações de conceitos éticos e legais para a prática profissional;
  • Trabalhar de forma autónoma e colaborativa em equipas multidisciplinares;
  • Envolver-se na prática reflexiva apoiando o autodesenvolvimento continuo.

 

As diferentes unidades curriculares procuram equilibrar e integrar conhecimento e desenvolvimento de competências no domínio da saúde (anatomia e fisiologia, determinantes de saúde e bem-estar, patologia, neurociência,...) com o domínio das ciências informáticas (programação, ciência de dados, IA, tecnologias imersivas, dispositivos moveis, biossensores, entre outros). Também é valorizada a aquisição de competências de investigação e gestão de projetos.

Os licenciados atuarão em vários contextos onde a promoção da saúde e prevenção, tratamento e reabilitação em particular da incapacidade e deficiência, medicina física e reabilitação, reabilitação psicossocial e saúde mental, envelhecimento e bem-estar são potenciadas pelas tecnologias digitais, como tecnologias imersivas de realidade mista, inteligência artificial, telessaúde, aplicações moveis, biossensores, gamificação, entre outros.

 

Folheto Informativo

 

Este ciclo de estudos é financiado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência

Logótipos PRR, NextGenerationEU e República Portuguesa

Combined Shape

Navigation