Entrada > Notícias > Rastreio Auditivo a crianças do 1º ciclo
Publicado em: 28 Novembro 2023

Rastreio Auditivo a crianças do 1º ciclo

A Licenciatura de Audiologia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS | P.PORTO) esteve em rastreio com crianças do 1º ano do 1º ciclo no Agrupamento Eugénio de Andrade. Este rastreio teve início em meados de outubro e foi bem recebido pela comunidade escolar.

O rastreio auditivo a crianças do 1º ciclo, iniciado a 17 de outubro, pretende sensibilizar o público mais jovem para a importância do diagnóstico precoce da surdez infantil e promover uma educação para a saúde auditiva.

Através de rastreios frequentes nestas populações e em indivíduos de idades muito jovens é possível um acompanhamento especializado mais cedo e a potencial prevenção da surdez infantil. Podem ser evitados possíveis comprometimentos no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento linguístico, cognitivo e/ou social das crianças.

Os estudantes da ESS levaram todos os equipamentos necessários a um rastreio auditivo neste público, e ainda esclareceram potenciais questões a encarregados de educação sobre o estado da saúde auditiva dos participantes.