André Araújo

Interesses de Investigação: Ciências da Fala, Saúde Vocal, Voz Profissional

Nota Biográfica

Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto em 2003. Certificação em Voz pelo CEFAC (Brasil). Formação em Coaching pela Lifetraining (2015).

Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro em 2007, com investigação em fonética experimental aplicada à influência da oclusão dentária na produção de fala.

Doutorado em Acústica e Tecnologia da Música pela Universidade de Aveiro em 2015, com investigação em musicologia e análise acústica e fisiológica da voz aplicada à performance vocal de cantadeiras de folclore do Alto Minho.

Docente no Instituto Politécnico do Porto desde 2004 e coordenador do mestrado em Terapia da Fala desde 2017. Desenvolve projetos pedagógicos com introdução de novas abordagens de ensino no ensino superior, nomeadamente: b-learning, design thinking, coaching, projetos na comunidade e trabalho em equipa. É membro fundador do Centro de Simulação da ESS-P.Porto e colabora no projeto Love.Dist@nce (Learning Optimization and Academic Inclusion Via Equitative Distance Teaching and Learning). Foi coordenador local do projeto ABC Assisting Better Communication (2017-2019) e atualmente coordena o projeto internacional JEMSHI (Joint European Master in Speech-Language and Hearing Sciences’ Innovation), financiado pelo programa Erasmus Mundus. Nos diferentes projetos conta com participação de parceiros de várias nacionalidades: Portugal, Bósnia e Herzegovina, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Geórgia, Israel, Roménia e Sérvia.

Desenvolveu prática clínica nos serviços de Otorrinolaringologia do Hospital de São João e do Hospital Pedro Hispano. Posteriormente criou a empresa Voz e Nós (2007-2012), projeto diferenciado e inovador na área da saúde e voz profissional e foi coordenador científico da Campanha Defende a Tua Voz (2014-2017) promovida pelo Sindicado de Professores da Zona Norte. Fundou o Laboratório de Voz da ESS-P.Porto e colabora com a Clínica Pedagógica.

A nível científico destaca-se pelos cargos de coordenação do Departamento de Voz da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (2017-2021). É investigador no Centro de Investigação em Reabilitação onde desenvolve e orienta projetos de investigação em áreas de interesse como: voz profissional, prevenção de perturbações da voz em professores, voz cantada e métodos de avaliação da voz. Participa regularmente em congressos e formações nacionais e internacionais na área da voz. No seu próprio percurso académico e clínico conheceu várias realidades, nomeadamente a Dinamarca (2007), a Suécia (2010), o Brasil e França (2011), Chéquia (2013), Irlanda (2016), Bélgica (2017), Espanha (2018) e Estónia (2022).

Gabinete

1.2.21