Entrada > ess > História

Escola Superior de Saúde | CarlosMartins, MiguelSaúde©

História

A Escola Superior de Saúde (ESS) é uma Escola com grande expertise no ensino em Tecnologias de Saúde.

Tendo sido integrada no Politécnico do Porto (P.PORTO) em 2004, as suas raízes históricas são mais longínquas, com marco nos Centros de Formação Hospitalares com ensino nas Áreas das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica. Em 1980, este ensino passou a ser ministrado na Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, ainda sob a tutela do Ministério da Saúde.

Com o desenvolvimento Tecnológico em Saúde, houve necessidade da criação de uma formação superior nas áreas das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, facto que levou à integração desses cursos no sistema educativo nacional, ao nível do Ensino Superior Politécnico, passando a escola a designar-se por Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, tendo sido alterada esta designação para Escola Superior de Saúde, em 2016.

Em 2006, a ESS foi reconhecida formalmente como unidade orgânica do Politécnico do Porto, tendo nessa altura, uma oferta formativa de 13 licenciaturas bietápicas.

A partir de 2008, a ESS reformulou as suas licenciaturas de acordo com a declaração de Bolonha e, por ter enquadramento legal para conferir o grau de Mestre autonomamente, iniciou o ensino de 2º ciclos na área das Tecnologias da Saúde, tendo sido pioneira entre as Escolas de Tecnologia da Saúde Portuguesas na implementação e realização deste tipo de Mestrados.

Tendo em atenção as necessidades do mercado de trabalho e a livre circulação de estudantes e profissionais no espaço europeu, em 2014 a ESS deu início à reformulação do seu portefólio. Dessa reformulação surgiram 4 novas licenciaturas, tendo sido três elaboradas a partir de licenciaturas existentes, e dois novos mestrados nas áreas das Tecnologias da Saúde. Adicionalmente, a ESS abriu a sua oferta formativa a outras áreas da saúde, tendo surgido uma nova licenciatura e um mestrado em áreas aplicadas à saúde e uma nova licenciatura na área das Terapias Não-Convencionais.

Atualmente, a ESS é a maior Instituição de Ensino Superior Politécnico na área da Saúde em Portugal e é a terceira maior Escola do P.PORTO - maior Instituição de Ensino Superior Politécnico -, tendo cerca de 2250 estudantes em 12 Licenciaturas e sete Mestrados, sendo dois destes ministrados em parceria com outras Instituições de Ensino Superior.

Dedicada ao ensino, investigação e prestação de serviços à comunidade, é dotada, na sua área específica de intervenção e no âmbito dos cursos instituídos, de autonomia estatutária, pedagógica, científica, cultural e administrativa. Sem esquecer a necessidade de formação ao longo da vida, a ESS apresenta um portefólio formativo abrangente em termos de pós-graduações e formação contínua variada, inovadora e relevante, acompanhando o estado da arte na área da saúde.

Com mais de 30 anos de atividade, a ESS orgulha-se do seu percurso e dos altos padrões de ensino que sempre emanou, projetando um futuro ainda mais promissor.