Entrada > Notícias > WORKSHOP // Riscos psicossociais nos profissionais de saúde

WORKSHOP // Riscos psicossociais nos profissionais de saúde

Simpósios e Workshops

03 > 03.06.2022 · 14:30 > 18:00

ESS | Sala de Aula

Nome do Contacto

Estudantes

Adicionar evento ao calendário

O ESSim irá organizar um workshop dirigido a estudantes sobre Riscos Psicossociais no contexto laboral dos Profissionais de Saúde. Esta sessão irá decorrer no dia 3 de junho de 2022.

Conhecer os riscos psicossociais no contexto laboral e a sua influência na saúde e bem-estar do profissional de saúde é cada vez mais importante. Identificar estes riscos perante estudantes e futuros profissionais da área é uma estratégia de prevenção para estas problemáticas.

Com este workshop, os participantes irão ser capazes de identificar estratégias, técnicas e atitudes para prevenir riscos psicossociais e consequentemente o stress ocupacional, bem como explorar os desafios que se colocam ao nível da gestão de situações difíceis.

Esta é uma sessão dividida em duas partes - iniciamos a tarde com uma parte mais expositiva em que são enumerados os fatores de risco psicossocial e stress ocupacional, serão discutidas as consequências individuais e organizacionais de risco psicossocial e, ainda, abordados os princípios orientadores na prevenção dos riscos psicossociais.

Na segunda parte do evento, terá lugar uma sessão mais prática sobre como lidar com situações difíceis em contexto profissional.

O recurso a métodos ativos será central como metodologia de ensino, mobilizando abordagens de simulação, discussão, trabalho de grupo e resolução de problemas, recorrendo a técnicas sociodramáticas, recorrendo-se ,também, ao método expositivo.

+ Informações

arpl