Entrada > Notícias > WORKSHOP // Publicação e Escrita Científica na Saúde - da Teoria à Prática
Publicado em: 17 Abril 2024

WORKSHOP // Publicação e Escrita Científica na Saúde - da Teoria à Prática

Nos dias 3 e 17 de Maio, venha transformar resultados em publicações com o workshop em “Publicação e Escrita Científica na Saúde - Da Teoria à Prática”, uma formação organizada pela ATC de Cardiopneumologia da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

Pensado para estudantes de 2º e 3º ciclo e investigadores na área da Saúde, o workshop "Publicação e Escrita Científica na Saúde - da Teoria à Prática" é uma oportunidade única para melhorar técnicas de comunicação e publicação científica.

Desde a estruturação de um artigo científico até à utilização de ferramentas de produtividade e gestão de conhecimento, passando por técnicas de escrita em inglês, esta sessão oferece uma abordagem completa e prática.

Melhore a visibilidade e o impacto do seu trabalho. Inscreva-se agora e dê o próximo passo na sua carreira académica!

Programa

• Comunicação Científica na Academia e na Prática Profissional: Uma introdução à importância e técnicas de comunicação eficaz no meio científico;
  • Anatomia do Artigo Científico: Exploração da estrutura e elementos essenciais de um artigo científico;
  • Arte da Escrita Científica: Dicas e estratégias para uma escrita científica fluente e impactante em inglês, incluindo construção frásica, expressões usuais, técnicas de referência, citação e parafraseamento;
  • O Percurso Editorial e a Revisão por Pares: Um olhar detalhado sobre os processos editoriais e de avaliação por pares no contexto científico.
  • Criação de Tabelas e Gráficos: Técnicas para desenvolver representações visuais eficazes de dados.
  • Ferramentas de Gestão de Conhecimento e de Referências: Utilização prática de softwares como Obsidian, Logseq e Zotero.
  • Exercícios Práticos: Sessões interativas para aplicar o conhecimento adquirido.