Entrada > Notícias > Um de Nós | Paula Lopes
Publicado em: 06 Maio 2019

Um de Nós | Paula Lopes

Vice-Presidente da escola de Saúde do Politécnico do Porto, é coordenadora do curso da ATC de Audiologia

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A minha ligação há Escola Superior de Saúde (ESS) ESS começou há mais de 30 anos, no ano letivo de 1983 / 84, com a minha entrada na então Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto (ETSSP) como estudante de Audiologia (Audiometria, à época).

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Como estudante, foi aqui que fiz as minhas amizades para a vida, que se refletem atualmente no contacto próximo que mantenho com grande parte dos colegas de então. Como docente, a Escola “escolheu-me” numa feliz casualidade: trabalhava numa Clínica como Audiologista, onde também estava uma colega Terapeuta da Fala, que me disse que o Curso de Terapia da Fala precisava de alguém para lecionar uma disciplina da minha área; nessa altura eu tinha terminada uma licenciatura em Educação Especial na vertente da deficiência auditiva e achei que era uma boa oportunidade de voltar às minhas raízes – aceitei e depois fui ficando, fui ganhando alguma experiência, muito gosto pela docência e cá estou.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
O contacto com pessoas muito diversas; a partilha de conhecimentos e a troca de experiências, que me permitem aprender todos os dias.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
É a Minha escola :)

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
A mudança de paradigma com a passagem para o Ensino Superior.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Só um não consigo, pois são quatro: o meu primeiro dia de aulas como estudante; a minha primeira aula como docente; a eleição da Presidência atual e, claro, um episódio que ficará para a história desta instituição: a visita do Sr. Presidente da República à ESS.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Alguma ansiedade e expetativa com a possibilidade de podermos atribuir o grau de Doutor e respetivas implicações e responsabilidades, principalmente ao nível do crescimento da instituição em todos os sentidos.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos