Entrada > Notícias > UM DE NÓS | Joana Cunha

UM DE NÓS | Joana Cunha

Pessoas

Natural do Porto, Joana Cunha é estudante de Fisiologia Clínica na ESS | P. Porto, Escola de Saúde do Politécnico do Porto e preside à Associação de Estudantes da Escola.


Porque escolheste a Escola Superior de Saúde?

Apenas por um único motivo. Sabia que o que realmente queria era ingressar na área da Saúde. Conseguir mais tarde criar a empatia que existe, entre o paciente e o profissional dessa mesma área. A melhor opção seria sem dúvida a Escola Superior de Saúde. Não só pela oferta formativa, mas também por ser uma escola de referência e situada na cidade de onde sou natural.

Quais as atividades a que te dedicas além dos estudos?

Sempre procurei ocupar os meus tempos livres de forma útil. No ano passado entrei na Associação de Estudantes e atualmente, encontro-me como responsável da mesma. Deste modo, o meu tempo é maioritariamente dedicado à associação, porém também tento sempre reservar um bocadinho de tempo para estar com a minha família, conviver com os meus amigos...

Como recordas os primeiros dias na Escola?

Uma sensação estranha de descoberta de algo novo. Apanhei o ano da transição da Escola de Gaia, para o Porto. Era tudo muito novo, e havia muito para descobrir. A cada minuto que passava, parecia que estava a descobrir um Mundo novo. 

Uma ideia ou conselho para quem vai agora chegar à tua Escola?

Aproveitem!!! Aproveitem ao máximo todas as oportunidades que vos surjam. Aproveitem as ofertas formativas, aproveitem as atividades dos diferentes grupos da escola, aproveitem as atividades da associação! Estar no ensino superior, é mais do que tirar uma licenciatura.

Para ti qual o lugar mais especial desta escola?

A Associação de Estudantes, sem dúvida. A escola tem espaços únicos, mas a associação tem um valor diferente. Na associação fiz grandes amigos, e no espaço em si tenho memórias inesquecíveis.

Conta-nos um episódio marcante

Existem vários episódios… Todos foram marcantes de formas diferentes. Ou pela entrada no ensino superior, ou pelo percurso que tenho percorrido até aqui.

O que torna a tua Escola única?
O espírito de entreajuda que existe entre estudantes! Todos nos compreendemos e todos nos ajudamos uns aos outros, sejamos colegas de turma, colegas da mesma licenciatura ou até de licenciaturas diferentes.

Como te vez daqui a 20 anos?

Daqui a 20 anos?! Isso é daqui a muito tempo…Mas espero estar a trabalhar na área, ter família constituída! Ter principalmente uma boa qualidade de vida, e que esta seja estável!


A rubrica  
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos

Autor

arpl

Partilhar