Entrada > Notícias > Um de Nós | Maria da Conceição Pinto
Publicado em: 22 Outubro 2019

Um de Nós | Maria da Conceição Pinto

Natural do Porto, Maria da Conceição Pinto trabalha nos Serviços Académicos da Escola Superior de Saúde.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Começou em 11 de abril de 1983, no então Serviços Técnicos (agora Serviços Académicos) da Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Com saudade. Eramos muito poucos funcionários, pois os estudantes eram em média 400 por ano letivo, repartidos pelos 3 anos dos Cursos. Existia uma grande proximidade entre mim e os alunos que criou laços de amizade que ainda hoje permanecem.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
O contacto com os estudantes nos Serviços Académicos durantes 35 anos e desde maio de 2018 no Gabinete de Empregabilidade, Alumni, Formação e Atividades na Comunidade (GEAFAC), dando continuidade a esse contacto, através dos Alumni.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
Ser uma Escola de referência a nível Nacional e Internacional, na formação de Técnicos de Saúde, o que me deixa muito orgulhosa.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Além das Instalações (Hospital Magalhães Lemos; Rua João Oliveira Ramos; Rua dos Bragas; Largo Coronel Pacheco, Vila Nova de Gaia, até às atuais Instalações na Asprela), também tivemos uma grande evolução nos nossos Cursos, que passaram de Cursos Médios a Bacharelato, a CESES e posteriormente a Licenciatura. Temos de momento vários Mestrados a decorrer e alguns Doutoramentos em parceria com Universidades Estrangeiras.

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE

Ficará para sempre na minha memória a conquista que os estudantes viveram, e eu presenciei com a entrega dos primeiros diplomas de Bacharéis. Este momento foi especialmente marcante, por ter tido lugar num edifício emblemático da cidade do Porto, que é o Ateneu Comercial do Porto.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Reforçar ainda mais entre estudantes, funcionários e docentes, o sentido de pertença a esta comunidade coesa que  é a ESS. Gostaria de prolongar os laços, já tão fortes, que nos unem aos Alumni, criando novas oportunidades de um frutífero inter-relacionamento.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos