Entrada > Notícias > Um de Nós | Maria Alice Azevedo
Publicado em: 11 Dezembro 2018

Um de Nós | Maria Alice Azevedo

Avó orgulhosa de um menino de quase 6 meses, Maria Alice Azevedo voltou para a escola em 2005 e em 2007 concluiu a licenciatura no Curso de Comunicação Empresarial no ISCAP, a escola de Ciências Empresariais do P.PORTO.

Em 1983 iniciou as funções administrativas na ESS, Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Passou por vários serviços, viu a escola crescer e atualmente exerce funções na área de Segurança, Serviços Técnicos e de Suporte.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
A 11 de abril de 1983, no serviço de Contabilidade. Tinha 28 anos.

COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Foram tempos muito bons. Éramos todos muito jovens, mas muito motivados e com um forte sentido de responsabilidade. Os Serviços Administrativos partilhavam o mesmo espaço (Expediente, Serviço de Pessoal, Serviço de Aprovisionamento, Serviço de Tesouraria e Serviço de Contabilidade) e havia uma grande inter-ajuda. Todos colaboravam uns com os outros. Foi o meu terceiro emprego, e numa organização diferente. Gostei tanto da mudança que ainda cá estou.

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL?
Gosto muito desta escola, a "minha escola". Sinto que trabalhar motivada é trabalhar com prazer, e isso reflete-se na relação com esta Presidência, que é muito boa.  De um modo geral tudo é especial. Gosto de tudo o que faço, mas sem dúvida que o contacto com as pessoas é o mais motivador, mais aliciante e mais estimulante. O contacto com os estudantes é maravilhoso mas também, muito mais desafiante, e eu gosto muito de desafios. Também gosto de colaborar na preparação dos eventos que se realizam na Escola.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
Somos a melhor escola que forma Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica. Acredito mesmo nesta minha afirmação. Apesar de sermos uma Escola muito recente (38 anos de existência) temos já um grande historial na formação dos jovens na área da saúde. As organizações das áreas das Tecnologias da Saúde preferem os nossos estudantes, melhor dizendo, preferem os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica formados pela “minha” Escola.

Sinto-me muito orgulhosa por fazer parte desta “Família”.

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
Principalmente as instalações. Agora temos umas instalações dignas e ao nosso nível. O aumento dos estudantes e o enquadramento legal para conferir o grau de Mestre autonomamente, foi uma das grandes mudanças nos últimos anos. Hoje a ESS é a maior Instituição de Ensino Superior Politécnico na área da Saúde em Portugal, com cerca de 2 250 em 12 Licenciaturas, 12 Mestrados, 2 Programas Doutorais em parceria com Universidades Espanholas, várias Pós-Graduações e muitas outras formações. A ESS dispõe, ainda, de dois centros de investigação: Centro de Investigação em Reabilitação (CIR) e Centro de Investigação em Saúde Ambiental (CISA).

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Um episódio marcante, foi sem dúvida a inauguração destas instalações e que pudemos contar com a presença do Exmo. Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Este evento ficará gravado para sempre nas nossas memórias.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
“Construir Pontes para o futuro” – o lema da campanha desta Presidência. Reforçar a posição da ESS no universo do Politécnico do Porto, no País e no Mundo.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos