Entrada > Notícias > Um de Nós | Luís Crispim
Publicado em: 02 Novembro 2018

Um de Nós | Luís Crispim

Nascido na Freguesia de Paranhos em 1967, Luis Crispim exerce atualmente, e desde 1999, as funções de Secretariado da Presidência da ESS, escola de Saúde do Politécnico do Porto.

QUANDO COMEÇOU A TUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Começou a 1 de outubro de 1986 quando entrei para a então Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, sediada no Hospital de Magalhães Lemos. 

 COMO RECORDAS OS PRIMEIROS TEMPOS?
Entusiasmantes mas ao mesmo tempo receosos. Recordo especialmente com alegria e carinho a forma como fui acolhido e o empenho e esforço dos colegas e dirigentes na minha integração. 

O QUE TORNA O TEU TRABALHO ESPECIAL? 
É um trabalho especial, pela diversidade de tarefas, aliado aos inúmeros e sistemáticos contactos institucionais, internos e externos, com constantes novos desafios de atualização.   

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
A forte “coesão” entre o Universo ESS, com uma cultura de interajuda e união, a chamada “Família ESS”. As diversas dificuldades disputadas, mas sempre ultrapassadas em relação às constantes mudanças de instalações (1 - Hospital Magalhães Lemos, 2 - Escola Enfermagem São João, 3 - Laboratórios BIAL-Porto, 4 - Faculdade de Engenharia – Rua dos Bragas, 5 - Escola Superior de Jornalismo – Praça Coronel Pacheco, 6 - Vila Nova de Gaia e finalmente e definitivamente,7 - Campus da Asprela). Por fim, o  reconhecimento dos profissionais formados pela Escola.  

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
O sistema de ensino. A maior aquando da integração no sistema nacional de ensino superior em 1993 e a integração no Instituto Politécnico do Porto (IPP) em 2004 e reconhecida formalmente como Unidade Orgânica do IPP em 2006.  

CONTA UM EPISÓDIO MARCANTE
Ao longo destes 32 anos de ligação à Escola tenho vivido vários momentos que me marcaram pessoalmente, nomeadamente, a distinção pelo IPP pelos 20 anos de serviço e pela ESS pelos 30 anos de serviço. Mas o mais marcante foi o dia 10 de novembro de 2017, a inauguração das novas instalações, onde esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, um dia que a história se encarregará de lembrar.  

UMA IDEIA PARA O FUTURO
Num futuro próximo gostaria de ver a ESS envolvida com comunidade, na prestação de serviços de saúde e de caracter social. A sua expansão além fronteiras sempre com a sua chancela de qualidade.

 

 


A rubrica  
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos

Combined Shape

Navigation