Entrada > Notícias > UM DE NÓS | António Marques
Publicado em: 02 Dezembro 2019

UM DE NÓS | António Marques

Docente e investigador da ESS, escola de Saúde do Politécnico do Porto, António Marques tem-se dedicado à saúde mental e inovação social, sendo responsável por vários cursos pós-graduados, projetos de I&D.

QUANDO COMEÇOU A SUA LIGAÇÃO À ESCOLA?
Em 1991 enquanto estudante, em 1996 enquanto professor a tempo parcial e 2001 enquanto professor a tempo integral.

COMO RECORDA OS PRIMEIROS TEMPOS?
Enquanto estudante foram momentos muito interessantes, de transição e integração da escola no ensino superior. Enquanto professor foi extremamente desafiante porque a escola e corpo docente eram inicialmente muito limitados... a escola tinha instalações precárias e poucos recursos, mas muita motivação e compromisso para crescer e melhorar. Os resultados estão à vista... líder nacional na sua área de educação e formação.

O QUE TORNA O SEU TRABALHO ESPECIAL?
Contribuir para a produção de novo conhecimento e para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens e por essa via para a melhoraria da qualidade de vida de pessoas com condições de doença e, em paralelo, para um Portugal mais qualificado, competitivo, igualitário e inclusivo.

O QUE TORNA ESTA ESCOLA ÚNICA?
As suas pessoas!

O QUE MAIS MUDOU NESTES ANOS?
As condições para se trabalhar, estudar e investigar. Temos hoje recursos e instalações de qualidade, enquadradas no maior campus de ensino superior e de ciências da saúde da região.

CONTE-NOS UM EPISÓDIO MARCANTE
Inauguração das atuais instalações da Escola Superior de Saúde por Sua Exª o Sr. Presidente da República Portuguesa, Prof Marcelo Rebelo de Sousa.

UMA IDEIA PARA O FUTURO
O P.PORTO reconhecido, num quadro de referência internacional, pelo seu um modelo pedagógico inovador, competitivo e diferenciado, assente na utilização de tecnologias de inteligência artificial e de realidade virtual e aumentada.

A rubrica
Um de Nós representa um espaço de partilha de experiências, ideias, histórias, e projetos, com uma breve entrevista a estudantes, docentes e não-docentes. É nossa convicção que cada Escola guarda — nos seus bastidores, salas, corredores e gabinetes — muitos rostos e talentos.  Queremos ser a voz de cada um de nós porque as grandes histórias por vezes estão mais próximas do que imaginamos