Entrada > Notícias > Última Aula da Prof. Cristina Melo
Publicado em: 01 Junho 2023

Última Aula da Prof. Cristina Melo

Decorreu ontem, 31 de maio de 2023, a última aula da Professora Doutora Cristina Melo da área técnico-científica de Fisioterapia. A Professora dedicou muitos anos da sua carreira à Escola Superior de Saúde do P.PORTO e deixa uma marca incomparável nos nossos 42 anos de história.

A Prof. Cristina Melo dirigiu hoje a sua última aula de Fisioterapia com os estudantes de 1º ano da licenciatura. Assinalamos o final de um longo percurso profissional, que deixa “uma marca incomparável na área da Fisioterapia a nível nacional e internacional”, como afirmou a Prof. Cristina Prudêncio, Presidente da nossa escola.

Resta-nos agradecer penhoradamente à senhora Professora Doutora Cristina Melo pelo seu empenho e dedicação à nossa instituição e à área da fisioterapia em particular.

Percurso

A Prof. Cristina Melo iniciou o seu percurso académico no Curso de Fisioterapia da Escola do Centro de Medicina Física e Reabilitação do Alcoitão. Termina em 1978, com a menção final de “Muito Bom” e equiparação a Bacharelato em Fisioterapia obtido pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.

Em 1992, continua o seu percurso na Licenciatura em Fisioterapia e Readaptação pela Universidade Católica de “Louvain-la-Neuve” (Bélgica), com menção final de “Grande Distinction” e equivalência dada pelo Conselho Científico da Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto, atual ESS | P.PORTO.

Já no ano de 1998, conclui o Mestrado em Ciência do Desporto, na área de especialização de Desporto para Crianças e Jovens pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, com uma classificação de “Muito Bom”.

Prossegue os seus estudos com o Doutoramento, realizado na Universidade de Brighton (Reino Unido), na área dos cuidados nos adultos mais velhos, concluindo em 2008.

Profissionalmente, exerce enquanto Fisioterapeuta desde 1978. O seu percurso na nossa instituição formaliza-se em 1993, enquanto Professora Adjunta na área técnico-científica de Fisioterapia.

Em 2004 torna-se Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto, no Instituto Politécnico do Porto, em regime de dedicação exclusiva.

Integrou o Conselho Científico da ESS | P.PORTO de 1999 a 2017; teve a seu cargo a coordenação da área técnico-científica de Fisioterapia desde 2004; foi subdiretora da escola entre 2007 e 2009; coordenou o Mestrado em fisioterapia desde 2010.

Foi membro da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do Mestrado em Fisioterapia nos anos de 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022. Além disso, integrou a Comissão de Avaliação do Desempenho dos Docentes (CADD) da ESS | P.PORTO.

A nível externo, também atuou no âmbito de Comissões Externas de Avaliação e Acreditação (ADISPOR/A3ES), tendo sido membro da Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de Terapia e Reabilitação do Ensino Politécnico da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Também foi o primeiro membro nacional da ENPHE, tendo sido Vice-Presidente.