Entrada > Notícias > Transformação Digital na Saúde e Reabilitação - o novo mestrado E2S na área da Saúde Digital e Reabilitação
Publicado em: 24 Abril 2025

Transformação Digital na Saúde e Reabilitação - o novo mestrado E2S na área da Saúde Digital e Reabilitação

A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (E2S | P.PORTO) aposta num novo Mestrado em Transformação Digital de Serviços de Saúde e Reabilitação. Destinado a profissionais com formação em áreas da saúde, informática ou ciências sociais, o curso aposta numa formação qualificada em saúde digital e reabilitação.

Com início previsto para o próximo ano letivo, este mestrado surge como resposta às crescentes necessidades de digitalização no setor da saúde, apostando numa formação interdisciplinar e orientada para a inovação tecnológica e melhoria dos serviços. O objetivo é capacitar os estudantes para conceber, desenvolver e implementar soluções digitais inovadoras, centradas no utilizador, e aplicáveis em diversos contextos clínicos e de reabilitação.

A quem se destina

Este ciclo de estudos é dirigido a titulares de licenciaturas nas áreas da Saúde (por exemplo: Enfermagem, Fisiologia Clínica, Fisioterapia, Saúde Digital, Terapia da Fala ou Terapia Ocupacional), Informática, Ciências Sociais e do Comportamento (como Psicologia), ou áreas afins.

Sobre o ciclo de estudos

Grau conferido: Mestre

Área predominante: Terapia e Reabilitação

Duração: 2 anos

Total de ECTS: 120

Regime: Pós-laboral

Modalidade: Blended-learning

Unidades orgânicas envolvidas:

 

Uma formação flexível, multidisciplinar e alinhada com os desafios do futuro.

 

O plano curricular foi concebido para se adaptar ao perfil académico dos estudantes, permitindo percursos diferenciados consoante a formação de base — em Ciências Informáticas ou em Ciências da Saúde/Sociais. Este modelo assegura a aquisição dos fundamentos essenciais em cada domínio, promovendo a integração de conhecimentos e competências orientadas para a inovação digital.

O programa inclui unidades curriculares obrigatórias e opcionais em áreas emergentes como inteligência artificial generativa, realidade virtual e aumentada, dispositivos vestíveis, biossensores, ciência de dados, cibersegurança, gamificação e aplicações multimédia.

A abordagem pedagógica adotada permite aos estudantes explorar, criar e testar tecnologias centradas no utilizador, com um forte potencial de impacto na prática clínica, na organização dos serviços de saúde e na produção de novo conhecimento.

O Mestrado em Transformação Digital de Serviços de Saúde e Reabilitação representa uma resposta estratégica aos desafios contemporâneos da saúde digital. Estes profissionais promovem a convergência entre tecnologia, cuidados de saúde e bem-estar.

Garanta já o seu lugar.

Combined Shape

Navigation