Entrada > Notícias > Testemunho de Finalista ESS | P.PORTO 2016/17

Marta Rodrigues
Escola Superior de Saúde
Licenciatura em Análise Clínicas e Saúde Pública

a. Porque escolheste o P.PORTO?
b. O que torna a ESS única?
c. O que mais mudou do teu primeiro para o último ano?
d. Uma ideia ou conselho para quem vai agora chegar à ESS?

a.    A escolha pelo P.PORTO foi influenciada pelo curso que escolhi e pela distância a casa. Na primeira fase de candidaturas ao ensino superior fui aceite no Politécnico de Coimbra, no entanto, apesar de toda a ideia de esta ser a cidade dos estudantes, e considerando as despesas que estudar tão longe acarreta, decidi tentar o Politécnico Porto que, para além de reduzir de forma considerável os meus gastos, sempre foi conhecido pela elevada qualidade de ensino. Nesta altura, não sabia que estava a tomar uma das melhores e mais importantes decisões da minha vida, que me mudariam para sempre.
b.    Uma das principais características que tornam a ESS tão singular, comparativamente às outras faculdades, é o facto de encarnar tão bem o termo “casa”. Em todos os momentos, desde a minha chegada até à minha atual e profundamente sentida partida, sempre me senti acolhida por todas as pessoas desde funcionários, a professores, já para não mencionar os estudantes. É tão reconfortante vaguear pelos corredores e em todos eles encontrar caras amigas, sempre rodeados de um clima de simpatia e calor ao mesmo tempo que é partilhado tanto conhecimento. Na ESS encontrei mais do que uma escola superior, encontrei um Lar desde o primeiro dia e esta é uma característica que não passa de um cenário idílico, mas hipotético na maioria dos locais de ensino. Por isto e muito mais ficarei eternamente grata à ESS.
c.    Fazendo uma retrospetiva destes meus quatro anos tão intensamente vividos, deparo-me com um crescimento soberbo tanto a nível pessoal, como académico. Despeço-me da ESS com a certeza de que fui testemunho de uma grande qualidade de ensino que me permite atualmente sentir preparada para ingressar no mundo do trabalho. O meu sentido de responsabilidade, a confiança em mim própria enquanto pessoa e profissional, a capacidade de comunicação e trabalho em equipa foram de tal modo trabalhadas e melhoradas, que sinto que hoje sou uma pessoa mais evoluída e adulta. Aprendi ainda a manobrar os meus problemas, a encarar as situações de todas as perspetivas existentes, tirando o melhor partido das mesmas e a perceber a satisfação em ajudar o próximo com todas as ações em comunidade e voluntariados em que envolvi.
d.    Aos sortudos que vão agora chegar à ESS deixo os meus votos de maior sucesso e felicidades para esta aventura que são os melhores anos das vossas vidas. Para que consigam tirar o melhor partido destes quatro anos aconselho vivamente a envolverem-se nas atividades extracurriculares que são constantemente planeadas, principalmente a fazer voluntariado e a participarem nas palestras e workshops que tanto conhecimento transmitem e que são sempre uma mais valia. Mantenham a mente aberta e não receiem esta nova etapa da vossa vida, pois para além de esta vos proporcionar muitas alegrias e de vos fazer crescer continuamente, trazer-vos-á uma segunda casa da qual não vão querer partir.