Entrada > Notícias > TBIO disponível para receber propostas PhD
Publicado em: 27 Março 2024

TBIO disponível para receber propostas PhD

O Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO) quer apoiar futuros estudantes de Doutoramento. Os interessados em realizar Doutoramento e que pretendam obter bolsa da FCT podem inscrever-se.

No TBIO, queremos ajudar jovens investigadores a aprofundarem conhecimentos e preparar estudantes para submeterem o processo de candidatura às Bolsas PhD da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Entre 2 e 9 de Abril, irá decorrer um curso breve especializado de preparação para o processo de candidatura às Bolsas PhD da FCT. Iremos abordar e identificar as melhores práticas de redação de candidaturas a bolsas deste género, abordando os seguintes tópicos:

1. Desenvolvimento de Curriculum Vitae (CV), registo em plataformas de apoio à investigação científica e outros conteúdos essenciais ao início do processo;
  2. Alinhar objetivos de investigação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas;
  3. Estruturação de um projeto de Doutoramento viável e adaptação de projetos para os painéis de avaliação respetivos

Além destas questões, esta formação também irá permitir adquirir conhecimentos cruciais na estruturação de um plano de trabalho e capacidades de trabalho em equipa e comunicação interpares.

A equipa do curso breve especializado prevê que esta série de formações decorra em duas semanas, com 40 horas de contacto (aulas teóricas e redação supervisionada) e 44 horas de trabalho independente, num total de mais de 80 horas de trabalho. As sessões irão decorrer tanto em Português como Inglês.

Os resultados do curso breve serão determinados após avaliação final, estabelecendo uma referência clara para o sucesso no âmbito das candidaturas a bolsas de doutoramento da FCT.

Esta formação é dirigida a atuais estudantes de mestrado ou estudantes interessados em inscrever-se em Programas Doutorais com bolsa, tanto internos como externos à Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e ao TBIO.

O TBIO está disponível para apoiar estudantes que queiram abordar os seguintes tópicos:

Podemos apoiar trabalhos em diversos tópicos, incluindo:

• Prevention of work-musculoskeletal disorders and cognitive workload
  • The impact of digital technologies on quality of life and human wellbeing
  • Development of a biosensor for Staphylococcus aureus
  • Development and validation of intelligent tools/systems to support risk management in the field of Occupational Safety and Health (OSH), to ensure worker's health, safety and wellbeing.
  • Unraveling the anti-invasive and anti-angiogenic properties of betulinic acid in the treatment of glioblastoma
  • Unveiling the anti-microbial potential of new natural and synthetic compounds
  • Analyze the impact that a digital tool for healthy lifestyle on global health status and cardiovascular health in vulnerable populations
  • Assessment and diagnosis of disorders of consciousness: clinical observation and neuroimaging methods