Entrada > Notícias > Smart Patient em Dresden
Publicado em: 31 Janeiro 2018

Smart Patient em Dresden

O projeto Smart Patient - Capacitação dos cidadãos para gestão da sua saúde, realizado no âmbito do programa Erasmus+, continua a avançar e a ESS|P.Porto tem contribuído ativamente nas várias tarefas propostas, nomeadamente no levantamento das necessidades nacionais relacionadas com o objetivo do projeto, etapa já concluída, e no desenvolvimento dos conteúdos/material pedagógico a disponibilizar online através da plataforma e aplicações para dispositivos móveis a usar pelos “smart patient” europeus. Estes conteúdos/material pedagógico desenvolvidos pela equipa portuguesa (docentes da ESS|P.PORTO) foram apresentados pela Prof Regina Silva na última reunião de trabalho em Dresden, Alemanha. Ainda nessa reunião os restantes parceiros, oriundos da Alemanha, Áustria, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Grécia e Irlanda, apresentaram também os conteúdos que desenvolveram com o propósito de discutir e recolher sugestões para melhoria e recomendações específicas a ter em conta no desenvolvimento de todo o material pedagógico (módulos e submódulos temáticos). Ainda nesta reunião, foi, ainda, apresentado pelo parceiro GUNET os desenvolvimentos ao nível da plataforma online e das aplicações para dispositivos móveis. Foi discutido, globalmente, aspetos/características gerais de estrutura e formatação do material desenvolvido (módulos e submódulos temáticos) a ser colocado na plataforma online para acesso por parte dos “smart patients”.

Com estes encontros periódicos e o crescente desenvolvimento do projeto, acreditamos que os cidadãos Europeus vão estar melhor informados sobre a saúde e estilos de vida saudável, assim como sobre o seu papel enquanto promotores/prestadores de cuidados de saúde. Por outro lado, pretende-se ainda dotar os cidadãos de competências para promover interações mais eficazes com os profissionais de saúde envolvidos e tomar decisões mais informadas. Estes aspetos são muito relevantes no contexto da realidade dos cidadãos da União Europeia e no contexto migratório que atualmente vivemos. Por estes motivos, a equipa portuguesa da ESS|P.Porto encontra-se muito motivada para continuar a contribuir para os avanços deste projeto, cuja implementação está para breve.

The project Smart Patient - Holistic Empowerment of Citizens to Become Experts in Their Own Health, carried on under the Erasmus+ program, is still on going and ESS|P.Porto has actively contributed to the different proposed tasks, namely the survey to the national needs assessment, task already completed, and for the development of the contents/pedagogic material to provide online through the platform and mobile apps used by european “smart patients”. Contents / pedagogical material developed by the Portuguese team (professors of ESS |P.PORTO) were presented by Prof. Regina Silva at the last meeting in Dresden, Germany. At this meeting, the remaining partners from Austria, Croatia, Croatia, Slovakia, Slovenia, Greece and Ireland were also presented the contents they had developed with the purpose of discussing and collecting suggestions for improvement and specific recommendations to be made on the development of all contents/ pedagogical material (modules and thematic sub-modules). At this meeting, GUNET partner was also presented the last developments of both online platform and applications and mobile devices. Overall aspects of structure and formatting of the developed pedagogic material (modules and thematic submodules) to be placed on the online platform for access by the "smart patients" were discussed too.

With these periodical meetings and the growing development of the project, we believe that European citizens will be better informed about health and healthy lifestyles, as well as about their role as health care providers. By the other hand, this project aims to endow patients with skills to promote more effective interactions with the Health professionals involved as well as to take more informed decisions. These aspects are very relevant in the context of the reality of the citizens of the European Union and in the current migratory context. Thus, the Portuguese team of ESS|P.Porto is very motivated to continue contributing to the progress of this project, whose implementation is soon.