Entrada > Notícias > Semana Global pelo Clima (Global Week for Future – Sep. 20-27)
Publicado em: 25 Setembro 2019

Semana Global pelo Clima (Global Week for Future – Sep. 20-27)

A Escola Superior de Saúde associa-se à Semana Global pelo Clima através da sensibilização de toda a comunidade escolar para o objetivo comum 'melhor clima, melhor ambiente, mais saúde'.

As Alterações Climáticas e a perda de Biodiversidade são as questões mais problemáticas da década, e serão necessárias mudanças comportamentais severas se a Humanidade quer, pelo menos, tentar combater e "reverter" alguns dos danos causados até hoje. Durante os próximos 10 anos, o Homem tem de fazer um esforço de reduzir para metade as emissões de gases com efeito de estufa, entre outras medidas.

Para isto, vários têm sido os movimentos organizados, local e internacionalmente, nos últimos anos de forma a consciencializar e, sobretudo, promover a mudança de comportamentos e hábitos, criar novas estratégias, políticas e leis de combate e prevenção e, principalmente, de novas formas de crescimento e evolução que não ponham em causa o nosso meio ambiente. Recentemente, estudantes e gerações mais jovens saíram à rua em defesa do planeta.

Divulgamos abaixo um excerto da Carta enviada ao Presidente do Politécnico do Porto pela Equipa Global Week forFuture – Portugal.

Luta-se em nome e defesa de Justiça Climática (Report of the Special Rapporteur on extreme poverty and human rights-ONU Junho 2019)
(...) As Alterações Climáticas vieram para ficar. Irá variar o grau e a dimensão da sua gravidade e do seu impacto, em função das muitas mudanças que temos e que conseguirmos operar.
A emergência da problemática convoca-nos, a TODOS, para a acção, para a pressão, para o compromisso e para a colaboração, enfim, para a promoção de um envolvimento activo, consciente e informado.
No dia 27 de Setembro de 2019 (6ª feira), irá realizar-se uma nova Greve Climática Global (Global Strike for Future) integrada na Semana Global pelo Clima (Global Week for Future – Sep. 20-27), de âmbito Geral e de apelo Internacional.  Uma Greve Climática Global que pretendemos que se constitua num manifesto abrangente, forte, dos mais diversos sectores e quadrantes da sociedade portuguesa face à urgência imposta pelas Alterações Climáticas.
Neste contexto, um colectivo internacional e nacional de organizações da sociedade civil está a preparar a acção para dia 27 de Setembro por forma a envolver Todos. A Vossa colaboração é, por isso, fundamental!
Apelamos à divulgação e participação da Greve Climática Global.

Da comunidade ESS | P. Porto resta-nos apelar a comportamentos mais conscientes para com o nosso meio ambiente, pois todos os gestos, por mais pequenos e irrisórios, contam.

Acompanhem as iniciativas ESS | P. Porto durante a Semana Global pelo Clima.