Entrada > Notícias > Riscos profissionais na Era Digital em debate na ESS | P.PORTO
Publicado em: 15 Março 2024

Riscos profissionais na Era Digital em debate na ESS | P.PORTO

No dia 8 de março 2024, a Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS | P.PORTO), recebeu o evento “Avaliação dos Riscos Profissionais na Era Digital”. Esta sessão faz parte da Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Esta sessão, organizada pela Autoridade para as Condições de Trabalho enquanto ponto focal da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e o Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), no âmbito da Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2023-2025 “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”.

A digitalização está a transformar o mundo do trabalho, exigindo a criação de novas soluções na área da Segurança e Saúde no Trabalho.

A abertura do evento esteve a cargo da Prof. Manuela Vieira da Silva, Vice-Presidente do Politécnico do Porto e Coordenadora da área técnico-científica de Saúde Ambiental da ESS | P.PORTO . Também tiveram lugar intervenções do Prof. Miguel Saúde, vice-presidente para a área da Qualidade, Segurança e Sustentabilidade, em representação da presidente da nossa instituição, bem como da Dra. Fernanda Campos, Inspetora Geral da ACT.

A Professora Joana Santos, da área técnico-científica de Saúde Ambiental e investigadora do Centro de Investigação em Saúde Translacional e Biotecnologia Médica (TBIO), foi palestrante neste seminário com a apresentação intitulada “Desafios e Oportunidades para a SST da Digitalização no Trabalho: Investigação na ESS | P.PORTO”.

O objetivo é demonstrar o impacto da digitalização na avaliação dos riscos profissionais e apresentar o exemplo da ferramenta OiRA como instrumento interativo e dinâmico para a gestão dos riscos.

Pretende-se ainda partilhar informações e dados relevantes sobre estudos de investigação levados a cabo em Portugal sobre o tema da Campanha Europeia 2023-202

Foi uma ótima manhã de trabalho, com enorme adesão da comunidade.