Entrada > Notícias > Publicações ESS | P.Porto // Março 2020
Publicado em: 11 Março 2020

Publicações ESS | P.Porto // Março 2020

Súmula de produção científica feita pelos docentes da Escola Superior de Saúde durante o mês de março de 2020.

Foi publicado na revista “Water” um artigo da autoria do Prof. Edgar Pinto (docente na ATC de Saúde Ambiental), em colaboração com investigadores de outros centros de investigação e universidades, sobre o potencial dos leitos húmidos construídos (“Constructed wetlands”) para o tratamento de água contaminada com Microcystis aeruginosa e respetiva cianotoxina, microcistina-LR. Resultados promissores foram obtidos neste trabalho, indicando que a presente tecnologia é uma forma eficaz e sustentável de tratar água contaminada com estes poluentes.

Título: Assessment of Constructed Wetlands’ Potential for the Removal of Cyanobacteria and Microcystins (MC-LR)

Revista: Water

Fator de impacto: JCR 2018: 2.524


Foi publicado na revista “Toxins” um artigo científico da autoria do Prof. Edgar Pinto e da Prof. Marisa Freitas (docentes na ATC de Saúde Ambiental), em colaboração com investigadores de outros centros de investigação e universidades, sobre os efeitos da exposição de vegetais usados para consumo humano a cianotoxinas (microcistina-LR e cilindrospermopsina). Os resultados mostraram que a exposição a concentrações ecologicamente relevantes destas cianotoxinas resultam em efeitos adversos para os vegetais testados.

Título: Analysis of the Use of Cylindrospermopsin and/or Microcystin-Contaminated Water in the Growth, Mineral Content, and Contamination of Spinacia oleracea and Lactuca sativa

Revista: Toxins

Fator de impacto: JCR 2018: 3.895


Foi publicado na revista” Molecules” um estudo da autoria de Ricardo Ferraz (CISA-ESS|PPORTO e LAQV-REQUIMTE), Cristina Prudêncio (i3S-UP e CISA-ESS|PPORTO e Cátia Teixeira (LAQV-REQUIMTE e ESS|PPORTO). Neste trabalho, em colaboração com Paula Gomes do LAQV-REQUIMTE da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto , demonstrou-se que se pode recuperar fármacos e redirecioná-los para tratar outras doenças.

Título: Cinnamic Acid Conjugates in the Rescuing and Repurposing of Classical Antimalarial Drugs

Revista: Molecules

Fator de impacto: JCR 2018: 3.060



Foi publicado na revista “Aquatic Toxicology” um artigo da autoria do Prof. Edgar Pinto (docente na ATC de Saúde Ambiental), em colaboração com investigadores de outros centros de investigação e universidades, sobre os efeitos de nanopartículas de ouro (AuNPs) no proteoma hepático da dourada (Sparus aurata). A exposição dos peixes a AuNPs afetou várias vias metabólicas nas células hepáticas de S. aurata. Entre as proteínas afetadas estavam as relacionadas com o citoesqueleto e estrutura celular, gliconeogénese e metabolismo de aminoácidos.

Título: Effects of gold nanoparticles in gilthead seabream - A proteomic approach

Revista: Aquatic Toxicology

Fator de impacto: JCR 2018: 3.794



 

Foi publicado um artigo no journal of cosmetic and dermatology  intitulado Effect of an aerobic exercise session combined with abdominal radiofrequency on lipolytic activity in women: Randomized control trial”  com a autoria de  Andreia Noites, Ana Luísa Vale, Ana Sofia Pereira, Andreia Morais, Rui Vilarinho, Paulo Carvalho, Manuela Amorim, Teresa Moreira e Adriana Mendonça, no âmbito da linha de investigação de Fisioterapia Dermatofuncional no Sistema Metabólico e Tegumentar da ATC de Fisioterapia e do Centro de Investigação em Reabilitação.

Título: Effect of an aerobic exercise session combined with abdominal radiofrequency on lipolytic activity in women: Randomized control trial

Revista: Journal of Cosmetic Dermatology

Fator de impacto: JCR 2018: 1.311

 

 

Foi publicado um artigo no journal of cosmetic and dermatology intitulado “Effect of four sessions of aerobic exercise with abdominal radiofrequency in adipose tissue in healthy women: Randomized control trial.”  com a autoria de Ana Luísa Vale, Ana Sofia Pereira, Andreia Morais, Paulo Carvalho, Rui Vilarinho, Adriana Mendonça e Andreia Noites, no âmbito da linha de investigação de Fisioterapia Dermatofuncional no Sistema Metabólico e Tegumentar da ATC de Fisioterapia e do Centro de Investigação em Reabilitação.

Título: Effect of four sessions of aerobic exercise with abdominal radiofrequency in adipose tissue in healthy women: Randomized control trial

Revista: Journal of Cosmetic Dermatology

Fator de impacto: JCR 2018: 1.311


 

Foi publicado um artigo na revista Laser Medical Science, intitulado “Ultraviolet A/blue light-emitting diode therapy for vulvovaginal candidiasis: a case presentation.” com a participação da docente Andreia Noites (ATC Fisioterapia e membro integrado do CIR), no âmbito da colaboração internacional com Escola Bahiana de Medicina e saúde Publica, Salvador, Brasil.

Título: Ultraviolet A/blue light-emitting diode therapy for vulvovaginal candidiasis: a case presentation

Revista: Lasers in Medical Science

Fator de impacto: JCR 2018: 2.076

 

 

Foi publicado na revista “Work: A Journal of Prevention, Assessment and Rehabilitation” um artigo da autoria de Catarina Barbosa (antiga estudante do curso de Licenciatura em Saúde Ambiental), Rui Azevedo (investigador  do CISA) e Matilde Rodrigues (docente da Área Técnico-Científica da Saúde Ambiental e investigadora do CISA). Esta publicação enquadra-se no projeto "RISKsME", e teve como objetivo identificar os indicadores do desempenho de Segurança e Saúde no Trabalho em PMEs.

Título: Occupational safety and health performance indicators in SMEs: a literature review

Revista: Work

Fator de impacto: JCR 2018: 1.009


O estudo reportado neste artigo examina em que medida a aliança terapêutica em psicoterapia se relaciona com processos psicológicos do terapeuta - em particular, com a elaboração da experiência contratransferencial, que designa o modo como o terapeuta trata as suas experiências em sessão. Os resultados sugerem que estes processos psicológicos do terapeuta estão envolvidos em aspectos importantes da relação terapêutica, nomeadamente junto de pacientes com maiores dificuldades de personalidade. Conclui-se que, na sua formação e na prática clínica, os psicoterapeutas devem ser ajudados a perceber como utilizar aquilo que experienciam em sessão para potenciar o processo terapêutico.

Título: Elaboration of countertransference experience and the workings of the working alliance.

Revista: Psychoteraphy

Fator de impacto: JCR 2018: 1.622


Foi publicado na revista “Frontiers in Psychology” um estudo com autoria de Carlos Campos (investigador colaborador do Centro de Investigação em Reabilitação) que teve como objetivo avaliar a aplicabilidade de um programa de intervenção de Terapia Cognitivo-Comportamental com base em Mindfullness para pessoas com depressão resistente. Após uma sessão experimental deste programa, constatou-se que a maior parte dos participantes consideraram este modelo de intervenção facilmente compreensível e com potenciais benefícios para os seus sintomas.

Título: Patients’ Comprehension of Mindfulness-Based Cognitive Behavioral Therapy in an Outpatient Clinic for Resistant Depression: A Cross-Sectional Study

Revista: Frontiers in Psychology

Fator de impacto: JCR 2018: 2.089


Artigo de revisão com foco no uso de cianobactérias em produtos direcionados para a proteção da pele. A revisão permitiu rever o estado da arte relacionado com a produção de compostos com função hidratante, antioxidante, anti-inflamatória, despigmentante e compostos capazes de filtrar a radiação UV por cianobactérias, apresentando e enfatizando de forma critica as vantagens do uso destes organismos na cosmética natural.

Título: Revealing the potential of cyanobacteria in cosmetics and cosmeceuticals — A new bioactive approach

Revista: Algal Research

Fator de impacto: JCR 2018: 3.723


Neste trabalho é descrita a síntese do composto Hierridina B e C, isolados de uma cianobactéria marinha e a avaliação do seu potencial anticancerígeno e antimalárico. Ambos os compostos revelaram não ter efeito citotóxico em linhagens celulares cancerígenas. Como antimaláricos o composto Hierridina C apresentou atividade tendo sido criada uma patente.

Título: Structure of Hierridin C, Synthesis of Hierridins B and C, and Evidence for Prevalent Alkylresorcinol Biosynthesis in Picocyanobacteria

Revista: Journal of Natural Products

Fator de impacto: JCR 2018: 4.257




Foi publicado na revista Journal of Cancer um estudo que analisou a importância de determinados genes relacionados com a transição epitélio-mesênquima na agressividade de tumores da próstata. Este estudo foi desenvolvido no Grupo de Epigenética e Biologia do Cancro do IPO-Porto com a colaboração de duas docentes da Área Técnico-Científica de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e investigadoras do CISA, Filipa Vieira e Regina Silva.

Título: Expression of EMT-Related Genes CAMK2N1 andWNT5A is increased in Locally Invasive and Metastatic Prostate Cancer

Revista: Journal of Cancer

Fator de impacto: JCR 2018: 4.257


  


A rubrica ESS | P. Porto - Publicações pretende dar a conhecer a produção científica dos docentes/investigadores da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Sempre que alguém da comunidade ESS | P. Porto publicar um artigo em revistas com indexação no Journal Citation Reports/Web of Science - Clarivate Analytics, deverá enviar o link da publicação juntamente com uma explicação do artigo, com um máximo de 75 palavras, para o e-mail

Combined Shape

Navigation