Entrada > Notícias > Publicações ESS | P.Porto // Janeiro 2020
Publicado em: 15 Fevereiro 2020

Publicações ESS | P.Porto // Janeiro 2020

Súmula de produção científica feita pelos docentes da Escola Superior de Saúde durante o mês de Janeiro de 2020.

O presente artigo pretendeu avaliar o perfil de elementos minerais essenciais e não-essenciais/tóxicos em suplementos à base de proteína de soro de leite, amplamente usados em contexto desportivo. Foram analisadas cerca de 50 amostras de suplementos à venda em lojas físicas e lojas online (web), perfazendo uma amostra representativa deste tipo de produtos no mercado português. Relativamente à presença de elementos potencialmente tóxicos (As, Cd, Pb e Hg), estes produtos podem ser considerados seguros.

Título: Essential and non-essential/toxic trace elements in whey protein supplements

Revista: Journal of Food Composition and Analysis

Fator de impacto: 2.994 (2018)

No âmbito do Projeto ONCONEEM, foi publicado na revista “Molecules” um artigo da autoria de Teresa Braga (bolseira de investigação post-doc do CISA), Lídia Rocha, Tsz Yan Chung (bolseiras de investigação mestre do CISA), Rita Oliveira, Cláudia Pinho, Ana Oliveira (investigadoras do CISA e docentes na ATC de Farmácia), Joaquim Morgado (CEO da Bio4Life4You e representante da WNO) e Agostinho Cruz (Coordenador da Área Científica de Farmácia - ESS PPorto, Coordenador do CISA). Esta publicação apresenta uma revisão crítica da literatura baseada nas diferentes atividades biológicas descritas para a gedunina, o seu efeito terapêutico em algumas doenças humanas e sugere futuras linhas orientadoras de investigação para este composto natural.

Título: Biological Activities of Gedunin—A Limonoid from the Meliaceae Family

Revista: Molecules

Fator de impacto: 3.060 (2018)

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Biotecnologia Avançada (DBA), pela Doutora Liliana Silva, estudante do DBA, pelos docentes Mónica Vieira (CISA-ESS|PPORTO e i3S-UP), Cristina Prudêncio (i3S-UP e CISA-ESS|PORTO) e Pedro Coelho (i3S-UP), em colaboração com o grupo de Metabolismo, Nutrição e Endocrinologia do i3S, coordenado pela Profª Doutora Raquel Soares. Neste trabalho foi avaliada a actividade anti-tumoral em linhas de tumor cerebral e melanoma de compostos sintéticos derivados da Quinoxalina-1,4-dióxido.

Título: Quinoxaline-1,4-dioxide derivatives inhibitory action in melanoma and brain tumor cells

Fator de impacto 3.617 (2018)

Revista: Future Medicinal Chemistry

O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Biotecnologia Avançada (DBA), pela Doutora Liliana Silva, estudante do DBA, pelos docentes Mónica Vieira (CISA - ESS | P. PORTO e i3S-UP), Cristina Prudêncio (i3S-UP e CISA - ESS | P. PORTO) e Pedro Coelho (i3S-UP), em colaboração com o grupo de Metabolismo, Nutrição e Endocrinologia do i3S, coordenado pela Profª Doutora Raquel Soares e com o Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar de São João, Porto. Neste trabalho avaliou-se o efeito radiossensibilizador e de modulação do stress oxidativo provocado por compostos sintéticos derivados da Quinoxalina-1,4-dióxido em linhas tumorais radiorresistentes.

Título: Oxidative Stress Modulation and Radiosensitizing Effect of Quinoxaline-1,4-Dioxides Derivatives – Revista

Revista: Anti-Cancer Agents in Medicinal Chemistry,

Fator de impacto JCR (2018) 2.180

A rubrica ESS | P. Porto - Publicações pretende dar a conhecer a produção científica dos docentes/investigadores da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Sempre que alguém da comunidade ESS | P. Porto publicar um artigo em revistas com indexação no Journal Citation Reports/Web of Science - Clarivate Analytics, deverá enviar o link da publicação juntamente com uma explicação do artigo, com um máximo de 75 palavras, para o e-mail