Entrada > Notícias > Publicações ESS | P.Porto // Fevereiro 2019
Publicado em: 07 Março 2019

Publicações ESS | P.Porto // Fevereiro 2019

Súmula de produção científica feita pelos docentes da Escola Superior de Saúde durante o mês de Fevereiro.

Foi publicado na revista “Schizophrenia Bulletin” um estudo em que se analisou a estabilidade do construto de vulnerabilidade para as alucinações, e em que se validou a utilização do Launay-Slade Hallucinations Scale-Extended para estudos em larga escala. Este estudo, que contou com a colaboração de Nuno Rocha (investigador integrado e sub-diretor do Centro de Investigação em Reabilitação),  resulta de um projeto internacional cujo objetivo é estudar as experiências próximas da psicose na comunidade (E-CLECTIC Study).

- Titulo do Artigo: A Cross-National Investigation of Hallucination-Like Experiences in 10 Countries: The E-CLECTIC Study

- Revista: Schizophrenia Bulletin

- Fator de impacto:  6.944 (2017)  (ainda não se encontra contabilizado o fator de impacto de 2018)

Foi publicado na revista “Frontiers in Psychology” um estudo da autoria de Nuno Rocha, Carlos Campos (investigador colaborador do Centro de Investigação em Reabilitação) e Andreia Lemos (alumni da licenciatura em Terapia Ocupacional), que analisou o papel das diferentes dimensões de vinculação na capacidade de navegação espacial. Verificou-se que a redução do conforto com a proximidade e da confiança nos outros está associada a uma diminuição da recordação espacial, o que pode pressupor modificações do funcionamento do hipocampo.

- Titulo do Artigo: Attachment Dimensions and Spatial Navigation in Female College Students: The Role of Comfort With Closeness and Confidence in Others

- Revista: Frontiers in Psychology

- Fator de impacto:  2.089 (2017)  (ainda não se encontra contabilizado o fator de impacto de 2018)

A rubrica ESS | P. Porto - Publicações pretende dar a conhecer a produção científica dos docentes/investigadores da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Sempre que alguém da comunidade ESS | P. Porto publicar um artigo em revistas com indexação no Journal Citation Reports/Web of Science - Clarivate Analytics, deverá enviar o link da publicação juntamente com uma explicação do artigo, com um máximo de 75 palavras, para o e-mail