Entrada > Notícias > Publicações ESS | P.Porto // Abril 2020
Publicado em: 20 Março 2020

Publicações ESS | P.Porto // Abril 2020

Súmula de produção científica feita pelos docentes da Escola Superior de Saúde durante o mês de abril de 2020.

O efeito near-miss refere-se a uma situação de quase ganho ou perda por pouco em jogos de azar. Este estudo analisa os correlatos eletrofisiológicos de quatro resultados distintos do jogo, numa tarefa de slot-machine virtual, de modo a perceber o papel deste efeito na promoção de comportamento de jogo problemático e patológico.

Título: Electrophysiological Correlates of the Near-Miss Effect in Gambling

Revista: Journal of Gambling Studies

Fator de impacto: 2.555 (2018)

O presente artigo explora as propostas da ferramenta Research Domain Criteria (RDoC) com foco nas unidades de análise fisiológicas e nas suas potenciais aplicações em condições clínicas. São apresentados correlatos neurobiológicos que, conjugados com os resultados de tarefas clássicas de avaliação neuropsicológica, contribuem para uma caracterização mais detalhada do perfil cognitivo da pessoa.

Título: Fostering advances to neuropsychological assessment based on the Research Domain Criteria: The bridge between cognitive functioning and physiology

Revista: Journal The Clinical Neuropsychologist

Fator de impacto: 2.006 (2018)

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento em Engenharia Física da Universidade de Aveiro, pelo aluno Tiago Ventura orientado pela Doutora Maria do Carmo Lopes (IPOCFG, E.P.E) e pela Doutora Brígida Ferreira (ESS.PP),  em colaboração com o INESC-Coimbra. Neste trabalho foi comparada a eficácia de dois algoritmos de otimização angular em casos de tumores de nasofaringe, tendo para isso sido utilizada uma plataforma de otimização multicritério.

Título: Comparison of two beam angular optimization algorithms guided by automated multicriterial IMRT

Revista: Physica Medica: European Journal of Medical Physics

Fator de impacto: 2.532 (2018)

Foi publicado na revista “European Journal of Radiology” um estudo da autoria de Inês Moreira (ATC das Ciências Morfológicas, TSTD no CHSJ e aluna doutoranda na FMUP) e de Sandra Rua Ventura (ATC da Radiologia e investigadora do Centro de Investigação em Reabilitação) com o objetivo de implementar e avaliar um curso de E-learning de Radiologia Mamária para técnicos de Radiologia, com base nos três níveis de avaliação de Kirkpatrick: reação/satisfação, aprendizagem e comportamento.

Título: Learners perception, knowledge and behaviour assessment within a breast imaging E-Learning course for radiographers

Revista: European Journal of Radiology

Fator de impacto: 2.948 (2018)

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação RT-CARE, liderado pela Prof. Joana Dias do INESC-Coimbra em que colaboram investigadores do IPO de Coimbra e da ESS.PP (Doutora Brígida Ferreira). Neste trabalho foi incorporada no sistema de planeamento uma nova função objetivo que guia o algoritmo de otimização na busca pelas direções de irradiação ótimas, tendo sido obtidos planos de tratamento de radioterapia significativamente melhores que os convencionais.

Título: Beam Angle Optimization in IMRT: Are We Really Optimizing What Matters?

Revista: International Transactions in Operational Research

Fator de impacto: 2.341 (2018)

A rubrica ESS | P. Porto - Publicações pretende dar a conhecer a produção científica dos docentes/investigadores da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Sempre que alguém da comunidade ESS | P. Porto publicar um artigo em revistas com indexação no Journal Citation Reports/Web of Science - Clarivate Analytics, deverá enviar o link da publicação juntamente com uma explicação do artigo, com um máximo de 75 palavras, para o e-mail