Entrada > Notícias > Publicação de Ebook com participação de estudantes da Licenciatura em Saúde Ambiental
Publicado em: 24 Abril 2024

Inês Ribeiro, Liliana Almeida e Inês Amorim, três estudantes da Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS | P.PORTO), juntamente com a docente Marisa Freitas (ESS|P.PORTO) e docentes da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) participaram na publicação de um Ebook com o tema “Avaliação de Impacto em Saúde: Estudos de Caso - Série 3”.

As estudantes, recém-licenciadas, iniciaram os trabalhos durante o último ano do curso e veem agora os seus esforços materializados nesta publicação conjunta. Destaca-se a dedicação da professora Simone Miraglia (UNIFESP) que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e orientação dos projetos das estudantes.

O Ebook apresenta uma abordagem direcionada aos estudos de caso relacionados com a avaliação de impacto na saúde. Os estudos das estudantes enfatizam a relevância destas avaliações e da necessidade de políticas e ações direcionadas para a Saúde Pública e preservação do meio ambiente e têm os seguintes temas:

- “Avaliação do impacto na saúde da expansão da linha amarela do metro do Porto”;

- “Avaliação do impacto na saúde resultante do aumento do turismo na cidade do Porto”;

- "Avaliação de impacto na saúde da desinfecção das águas residuais como barreira à disseminação ambiental da resistência antimicrobiana"

A colaboração entre as estudantes da ESS|P.PORTO e as docentes da UNIFESP é um exemplo de cooperação internacional e interdisciplinaridade no campo da Saúde Ambiental.

Esta iniciativa não só enriqueceu o conhecimento académico, como fortaleceu os laços entre instituições de ensino superior e a possibilidade de investigação em diferentes partes do Mundo.

Pode consultar o Ebook no site da editora.