Entrada > Notícias > Projeto #ficaOcupadosaojoao em parceria com a ATC de Terapia Ocupacional
Publicado em: 30 Março 2020

Projeto #ficaOcupadosaojoao em parceria com a ATC de Terapia Ocupacional

Numa iniciativa conjunta do Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, e da ATC de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do P. Porto, o projeto #ficaOcupadosaojoao pretende promover rotinas saudáveis e o bem-estar físico e mental de todos os portugueses em situação de contenção e isolamento social.

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS | P. PORTO) desenvolveu ao longo da última semana o projeto #ficaOcupadosaojoao, que tem como finalidade disponibilizar um conjunto de recursos informativos, de organização de rotinas saudáveis e de ocupação diária, a todos os utentes internados no Hospital com COVID-19, bem como a outras pessoas em situação de hospitalização domiciliária ou isolamento profilático em casa, contribuindo para a promoção do seu equilíbrio ocupacional, bem-estar físico e mental.

Através do seu dispositivo móvel ou outro interface tecnológico, poderá ter acesso a um conjunto de recursos, informações, dicas e links, continuamente renovados, relacionados com diferentes domínios e áreas da vida, como o lazer, o brincar, a gestão doméstica, a educação, o teletrabalho, o sono, a atividade física, as relações sociais, a gestão do stress, o autocuidado e a espiritualidade. Fornece-se ainda um conjunto de informações, criteriosamente selecionadas, sobre o COVID-19.

Este projeto reúne cerca de 20 terapeutas ocupacionais do Serviço de Psiquiatria do CHUSJ e da ESS | P. PORTO, bem como 50 alunos finalistas da Licenciatura em Terapia Ocupacional da mesma instituição de ensino que, em conjunto e de forma voluntária, pensaram e desenvolveram este recurso.

Deseja-se que este recurso possa contribuir para que esta situação transitória de isolamento e distanciamento social dos portugueses (hospitalizados ou em casa), possa ser vivida de forma mais estimulante, serena e prazerosa, contribuindo para a reorganização e melhor adaptação de cada um de nós e dos portugueses no seu todo a esta situação.

Portal #ficaOcupadosaojoao