Entrada > Notícias > Projeto Europeu Family Caregiver Support
Publicado em: 20 Novembro 2020

Projeto Europeu Family Caregiver Support

O Projeto Europeu Family Caregiver Support, que a Escola Superior de Saúde integra no âmbito do programa ERASMUS+, tem como grande objetivo capacitar os cidadãos, principalmente os cuidadores familiares de pessoas com perturbação mental.

No âmbito do projeto europeu Family Caregiver Support, e de forma a poder prestar este serviço/apoio aos cidadãos cuidadores familiares de pessoas com perturbação mental, foram desenvolvidos diversos materiais, como um Guia de Apoio ao Cuidador Informal e um Pacote de Recursos para os Cuidadores Informais.

Estes materiais contêm não só informações médicas relevantes sobre várias doenças mentais e dos respetivos cuidados a ter com pessoas que sofram destas patologias, mas também informações sobre o risco psicológico a que o Cuidador Informal está sujeito ao cuidar de um familiar com perturbação mental. Aqui, é de realçar a importância do ato de cuidar de si próprio (enquanto pessoa e não cuidador) e de ter apoio psicológico para as suas próprias necessidades. Estes aspetos são fulcrais tanto para o cuidador se manter física e emocionalmente bem, como para a qualidade dos cuidados prestados ao seu familiar que sofra de perturbação mental.

Clique aqui para consultar os materiais criados pela equipa do projeto Family Caregiver Support.

De forma a ajudar os investigadores a melhorarem o material disponibilizado aos Cuidadores Informais, a equipa Family Caregiver Support da ESS | P. PORTO convida-o a responder a um questionário sobre os materiais.