Entrada > Notícias > Projeto Europeu Family Caregiver Support
Publicado em: 16 Julho 2020

Projeto Europeu Family Caregiver Support

O Family Caregiver Support é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ e o seu objetivo é capacitar os cidadãos familiares de pessoas com perturbação mental enquanto cuidadores. A ESS é uma das instituições parceiras desta ação.

Este projeto conta com uma equipa multidisciplinar oriunda de oito países europeus. O Instituto Politécnico do Porto é uma das instituições parceiras, contando com a participação ativa de três professoras da Escola Superior do P. PORTO (Profª. Regina Silva, Prof.ª Paula Portugal e Prof.ª Sílvia Fernandes) no projeto.

Para alcançar o objetivo desta ação, a equipa multidisciplinar já desenvolveu materiais que irão ser disponibilizados numa plataforma web  e numa aplicação móvel, sendo assim, esta informação de acesso imediato.

Os materiais desenvolvidos estão compilados num Guia de Apoio aos cuidadores informais e num Pacote de Recursos para os cuidadores informais. Estas ferramentas, além de disponibilizarem informações médicas relevantes sobre doenças mentais e do respetivo cuidar, têm, também, informações sobre o risco psicológico que o cuidador informal tem ao cuidar de um familiar com perturbação mental, e da relevância do ato de cuidar de si próprio e de ter apoio psicológico para as suas próprias necessidades. Estes aspetos são fulcrais quer para o cuidador estar física e emocionalmente bem, quer para a qualidade da sua prestação de cuidados ao seu familiar.

Estes materiais irão estar disponíveis em nove idiomas diferentes, incluindo o Pasthun, com o intuito de inclusão dos refugiados.

O projeto visa através da capacitação da pessoa, cuidador ou o próprio, promover o seu bem-estar de forma a que o ato de cuidar seja vivido de forma total e plena.