Entrada > Notícias > Projeto ABC aproxima-se do final!
Publicado em: 10 Agosto 2019

Projeto ABC aproxima-se do final!

O Projeto ABC – Assisting Better Communication chega à sua reta final em 2019. Durante o primeiro semestre deste ano letivo, a ATC de Terapia da Fala integrou duas das suas atividades, lecionação no Mestrado em Terapia da Fala da Ilia State University (Geórgia) e acolhimento na ESS | P.Porto de estudantes provenientes da Bósnia e Herzegovina, Geórgia e Israel.

No passado mês de abril de 2019, o Prof. Doutor André Araújo esteve em mobilidade na Geórgia para lecionar durante 3 dias na unidade curricular de Prática Clínica em Terapia da Fala, no módulo de Voz. Nesta deslocação foi possível acompanhar os estudantes do mestrado em piloto no Projeto ABC, nomeadamente em processos de supervisão clínica recorrendo a casos reais e pacientes simulados.

Já no mês de maio de 2019 a ESS | P. Porto recebeu, durante uma semana, 8 estudantes finalistas de Mestrados em Terapia da Fala provenientes de University of East Sarajevo, Ilia State University e University of Haifa. Nesta ocasião os estudantes tiveram oportunidade de participar em workshops de “avaliação e intervenção em voz”, “pensamento crítico” e “coaching e relações interpessoais”. Através das parcerias institucionais da Escola Superior de Saúde foi, ainda, possível visitar serviços de referência como:

1. EREBAS (Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos) do Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade;
  2. IPA - Instituto Português de Afasia;
  3. Serviço de Tecnologias de Apoio para a comunicação e acesso à informação da APPC – Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

A semana foi intensa e muito gratificante tanto para quem nos visitou, como para a equipa da ESS | P.Porto!

No segundo semestre, haverá em outubro o Congresso e a reunião de encerramento do Projeto ABC, em Batumi (Georgia), no qual a ATC de Terapia da Fala irá participar com vários workshops e comunicações orais.

Mais informações sobre o projeto