Entrada > Notícias > Prémio CTW para o Dark Sky® Alqueva, parceiro da ESS | P.Porto
Publicado em: 27 Maio 2019

Prémio CTW para o Dark Sky® Alqueva, parceiro da ESS | P.Porto

O Dark Sky© Alqueva recebeu a distinção de Bronze do prémio CTW (China Tourist Welcome) no passado dia 16 de Maio de 2019, na China.

Dark Sky® Alqueva foi distinguido na categoria de Innovation, do prémio CTW - Chinese Tourist Welcome Award. Organizado pela COTRI China Outbound Tourism desde 2004, o CTW celebra as melhores práticas e soluções para atrair e satisfazer visitantes chineses em todo o Mundo. Além disso, é uma distinção que ajuda a criar e manter reputação junto do mercado chinês e que permite continuar a trabalhar na captação de grupos VIP que procuram novas experiências e locais românticos.

Na cerimónia de entrega do prémio estiveram presentes, em representação da Dark Sky© Alqueva, o Dr. Vítor Silva, Presidente do Turismo do Alentejo, e o Sr. Embaixador de Portugal na China, Dr. José Augusto Duarte.

A Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto felicita o Dark Sky® Alqueva, associação com que tem protocolo de colaboração e com que tem realizado, desde 2010, atividades no âmbito da investigação (medição e modelização do brilho do céu nocturno), consciencialização e redução da poluição luminosa, que também envolvem comunicações orais ou reuniões com municípios, entre outras ações.

Recentemente, a ESS | P.PORTO mantém uma prestação de serviços ao Dark Sky® Alqueva, através do trabalho desenvolvido pelo Prof. Raul Lima. De realçar a participação do professor na avaliação e sugestão de melhoramento da iluminação actual de uma aldeia (Cumeada) inserida na Reserva de Céu Escuro Dark Sky® Alqueva,  no sentido de promover boas práticas de iluminação e reduzir a poluição luminosa, em conformidade com o conhecimento científico actual dos impactos negativos da luz artificial à noite no céu nocturno, nos ecossistemas e na saúde.

A Reserva de Céu Estudo Dark Sky© Alqueva é a primeira reserva Starlight Tourism Destination mundial, classificação atribuída em 2011 pela Fundação Starlight, cuja candidatura contou com o envolvimento da ESS | P.Porto.

A Escola Superior de Saúde tem investido no ensino, investigação e intervenção na sociedade na questão emergente da poluição luminosa, objetivos para os quais a colaboração com a entidade Dark Sky® Alqueva se tem revelado profícua e fundamental.