Entrada > Notícias > Plano específico de Contingência Escola Superior de Saúde
Publicado em: 14 Agosto 2020

Plano específico de Contingência Escola Superior de Saúde

6 DE MARÇO DE 2020

Atualização do PLANO ESPECÍFICO DE CONTINGÊNCIA da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto.

4 DE MARÇO DE 2020

Plano específico de contingência e ação para prevenção de transmissão da infeção humana pelo coronavírus  SARS-CoV-2 (COVID-19) na ESS | P. Porto.

Considerando o atual estado de emergência de Saúde Pública declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e atendendo às mais recentes evoluções da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) partilhamos o PLANO ESPECÍFICO DE CONTINGÊNCIA a toda a comunidade escolar.

De acordo com os procedimentos específicos em caso de suspeita, o trabalhador/estudante/colaborador com sinais e sintomas de COVID-19 e ligação epidemiológica,  deverá  internamente e em função do local onde se encontra utilizar os meios de contacto disponíveis no documento, tendo sempre disponível adicionalmente o serviço de segurança e de vigilância  que opera 24 h/dia na ESS (tlf. 934 542 736). A ESS possui uma equipa de trabalhadores constituída para o efeito e com competência para prestar o apoio necessário em todas as situações.

Considerando a evolução da propagação da infeção por doença respiratória causada pelo agente Coronavírus COVID-19, a ESS | P.PORTO  recomenda o distanciamento social ,  ao cumprimento  das boas práticas de higiene pessoal e à correta higienização de superficies e de materiais , pelo que deverá:

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, especialmente antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
  • Usar, em alternativa, para higiene das mãos uma solução à base de álcool;
  • Usar lenços de papel de utilização única para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo, lavando as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;

Em caso de aparecimento de sintomas, que configurem um caso suspeito contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou, caso se encontre na ESS | P. PORTO, seguir as recomendações do Plano  Especifico de Contingência.

Estaremos atentos ao desenvolvimento do surto e em conjunto com as Entidades de Saúde atualizaremos a informação e implementaremos todas as medidas recomendadas.

+ INFO: https://www.ipp.pt/covid19/prevencao.html