Entrada > Notícias > PETRHA : Um serious game europeu para treinar estudantes em fisioterapia
Publicado em: 28 Dezembro 2017

PETRHA : Um serious game europeu para treinar estudantes em fisioterapia

Primeira apresentação em Bordeaux no European Petrha Cup

 

O European Petrha Cup, destina-se a estudantes e formadores em fisioterapia, terá lugar no dia 14 de outubro no Instituto Regional de Saúde e Formação Social (IRFSS) em Bègles, Bordéus, com o objetivo de introduzir uma ferramenta pedagógica inovadora na formação em saúde: o serious game PETRHA (Re-Habilitation E-Training Fisioterapia).


Desenvolvido para responder a verdadeiros problemas de saúde europeus, este "jogo sério" permitirá que estudantes e futuros profissionais em fisioterapia treinem intensamente através de simulação em suporte digital com o objetivo de melhor tratar o paciente.

 

 

 

A European Petrha Cup receberá cerca de 50 participantes, terá como objetivo  apurar os PETRHA Cup Champions.


Este "jogo sério" destina-se a desenvolver o raciocínio clínico através da realização de casos clínicos de fisioterapia e a criação de uma linguagem universal entre os fisioterapeutas dos diferentes países.


Organizado pela primeira vez, a European Petrha Cup pretende tornar-se um evento regular e  reunir todos os anos estudantes de diferentes países europeus  unindo uma comunidade em torno da inovação em saúde.

 

Apresentação do projeto


O projeto PETRHA foi lançado há dois anos, graças a uma parceria estratégica Erasmus +, liderada pelo Instituto Regional de Saúde e Formação Social da Cruz Vermelha de Aquitânia (IRFSS). O projeto inclui a participação de 4 parceiros europeus, Município de Bègles, Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e Universidade Pública de Navarra (Espanha), todos membros da Rede Europeia de Fisioterapeutas (ENPHE), bem como SimforHealth Especialista em simulação digital para treinamento em saúde em Bordéus.

 

 

 

Na sua primeira etapa de implementação, o projeto consistiu no desenvolvimento de um jogo sério destinado aos estudantes de fisioterapia, cujo trabalho é centrado principalmente no público idoso, que é hoje o cerne das preocupações das políticas europeias.



Os membros fundadores do PETRHA também criaram um MOOC para universidades e profissionais de fisioterapia que gostariam de incluir o jogo na formação, criar novos casos clínicos ou desenvolver módulos complementares voltados para outras populações ou especialidades.

Um folheto sobre o estudo da população dos idosos também será disponibilizado aos utilizadores do jogo, servindo de referência para o desenvolvimento de novos casos clínicos.

Com o objetivo de se tornar uma ferramenta europeia, chave na formação de estudantes de fisioterapia através do seu uso em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol e português), o que permitirá uma maior disseminação, o PETRHA também deseja introduzir uma escala de pontuação traduzida em créditos ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Crédito), permitindo que os alunos identifiquem o seu nível na formação inicial.

                                                                   

Sobre IRFSS

O Instituto Regional de Formação Sanitária e Social, criado em 1950 e localizado em Bègles, é um dos institutos de formação da Cruz Vermelha Francesa. Reúne cursos de formação abrangendo as áreas de saúde, sociais, primeiros socorros e ocupacionais.



Sobre a SimforHealth

SimforHealth é um editor de soluções digitais para a formação inicial e contínua de profissionais de saúde. As equipas médicas, tecnológicas e educacionais da SimforHealth implementaram soluções como o MedicActiV que já formaram mais de 30 mil profissionais de saúde em todo o mundo. A empresa está empenhada em respeitar o princípio ético "Nunca a primeira vez no paciente". www.simforhealth.com



Sobre a Câmara Municipal de Bègles
Uma autarquia que emprega mais de 550 funcionários, desenvolve no âmbito de seus campos de atuação específicos uma política de orientação no campo das TIC, saúde, social e educação.


Sobre a Universidade Pública de Navarra
Universidade pública localizada em dois campus localizados em Pamplona e Tudela, pertence ao grupo superior das universidades espanholas, graças à qualidade do seu ensino e à sua atividade de investigação.


Sobre o Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
O Instituto Politécnico do Porto é o maior instituto politécnico de Portugal. Caracteriza-se pela sua interdisciplinaridade ao reunir 9 escolas, incluindo uma na área da saúde que cobrem um amplo espectro de conhecimento científico

 

 

 

Informações : http://petrha.eu/

 

Contactos :                                                    

 

Combined Shape

Navigation