Entrada > Notícias > OPINIÃO // A noite e o vírus
Publicado em: 01 Abril 2020

OPINIÃO // A noite e o vírus

O Prof. Raul Cerveira Lima, da Escola Superior de Sáude do P. Porto, publicou mais um artigo de opinião no jornal Público. Muito pertinente e atual, esta peça mostra uma recém-descoberta perspetiva da Natureza e do nosso Planeta.

"O nosso uso e abuso da Natureza coloca-nos a nós no papel dos extraterrestres d’A Guerra dos Mundos de H.G. Wells, derrotados pelos micro-organismos a que o seu sistema imunitário não estava adaptado. Os alienígenas podiam dar-se ao luxo – achavam eles – de serem indiferentes ao destino da Terra, ao seu ambiente, ritmos e aos equilíbrios que resultaram de uma lenta evolução. Nós não o podemos fazer."

Este é o parágrafo que conclui o artigo do Professor Raul Cerveira Lima, e é também o resumo do que vivemos atualmente. A pandemia de COVID-19 realçou o impacto que o ser Humano tem na Natureza. Está, portanto, na altura de agirmos enquanto comunidade, sociedade e cultura.

Nesta peça, o Prof. Raul apela à redução da iluminação cénica, pública e particular, tanto quanto possível para os níveis mínimos indispensáveis de forma a "ganharmos", ou redescobrirmos, a luz das estrelas e apreciarmos novamente o céu noturno - "O reconhecimento de que, quer para os ecossistemas, quer para nós (e não será a mesma coisa?), a noite, o escuro, é tão importante quanto o dia.".

São mencionados alguns fenómenos que poderemos testemunhar já em Abril e Maio, como a aproximação e passagem de um cometa [C/2019 Y4 (ATLAS)], e as "estrelas cadentes" da "chuva de estrelas" das Líridas.

Leiam tudo aqui

Combined Shape

Navigation