Entrada > Notícias > Nova edição “De Par em Par na U.Porto” // Março 2019
Publicado em: 01 Março 2019

Nova edição “De Par em Par na U.Porto” // Março 2019

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do projeto “De Par em Par na U.Porto”, que terá início no próximo dia 8 de Março de 2019 na Reitoria da Universidade do Porto.

O projeto “De Par em Par” (www.dpep.pt) nasceu em 2009, na Universidade do Porto, com o objetivo de romper a tradição solitária da docência no Ensino Superior ao promover práticas colaborativas que se fundamentassem num modelo de formação pedagógica. Nos últimos dez anos, este programa tem vindo a desafiar docentes a disponibilizarem-se a observar uma aula de um colega, numa unidade orgânica que não a sua, com o principal objetivo de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na U. Porto. De caráter inovador, este projeto promove a colaboração de pares baseada na abertura de portas ao olhar de colegas de outras áreas disciplinares e com outras culturas epistémicas.

Ultimamente, o “De Par em Par” tem vindo a afirmar-se como uma ação formativa de partilha pedagógica aceite pela comunidade académica da UP, e com resultados visíveis ao nível da consciência pedagógica dentro daquela universidade.

Em 2019, este projeto inaugurou-se no Politécnico do Porto, mais concretamente na Escola Superior de Saúde, e convidou os nossos docentes a participar nesta experiência de partilha pedagógica numa tentativa de enriquecimento com novas metodologias de ensino-aprendizagem e novas realidades estudantis. A participação é voluntária e dirigida aos objetivos de desenvolvimento pedagógico dos participantes, sobretudo aos docentes em início de carreira.

As inscrições para o segundo semestre estão abertas até ao dia 5 de Março de 2019, e a sessão de formação presencial está prevista para o dia 8 de Março de 2019 nas instalações da Reitoria da U. Porto (sala 477, 4º Piso), às 15h00.

Para mais informações contactar os endereços inovped@reit.up.pt - Gabinete de Inovação Pedagógica da U.Porto - e/ou dpep@fe.up.pt .