Entrada > Notícias > Ministros Manuel Heitor e Ana Abrunhosa e Secretária de Estado Isabel Ferreira visitam a Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde e o PORTIC
Publicado em: 29 Abril 2020

Numa visita às instalações da Clínica Pedagógica ESS | P. PORTO e ao PORTIC, o Ministro da Tutela Manuel Heitor deixou uma palavra de reconhecimento pelo esforço e empenho de toda a comunidade do P. PORTO durante o estado de emergência.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, visitaram a Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde (ESS) na passada segunda-feira, dia 27 de abril. O Ministro valorizou o trabalho que está a ser realizado, colocando a sua credibilidade num nível internacional e sublinhou a estratégia e a forma notável como o Politécnico do Porto se tem adaptado à nova realidade.

Destacou, ainda, a celeridade com que as medidas de mitigação da atual pandemia foram adotadas e deixou uma mensagem de motivação e reconhecimento à comunidade, e em particular aos estudantes: “Devemos acreditar no futuro. A marca Politécnico do Porto está bem presente, tanto no Porto como na Europa, e acho que vale a pena trabalhar assim.”

A Professora Cristina Prudêncio, Presidente da Escola Superior de Saúde, mostrou-se orgulhosa do empenho, esforço e criatividade que as pessoas da Escola Superior de Saúde têm colocado neste processo de adaptação. "Os docentes demonstraram uma enorme prontidão e capacidade pedagógica insuperável e singular. Os trabalhadores não-docentes têm sido incansáveis e revelado uma inexcedível dedicação. Os nossos estudantes têm revelado uma atitude muito positiva nesta adversidade e uma capacidade extraordinária de adaptação a esta nova realidade, que não deve ser muito habitual encontrar-se noutras instituições de ensino superior.” Evidenciou, ainda, a qualidade das atividades de extensão e de investigação que são realizadas na Clínica Pedagógica ESS | P. PORTO e nos centros de investigação da Escola.

Também o Professor João Rocha, Presidente do Politécnico do Porto, esteve presente e concluiu a visita com uma palavra de reconhecimento e agradecimento “pelo empenho e esforço demonstrado pelos docentes e estudantes durante este período” – um período, ressalvou, para o qual ninguém estava preparado e que implicou, num curto espaço de tempo, a reformulação dos métodos pedagógicos. “Foi com muita satisfação que constatei a total disponibilidade e motivação de toda a comunidade. Agora estamos numa nova fase.”

Manuel Heitor tem, ultimamente, visitado diversas universidades e politécnicos, com o objetivo de perceber como as instituições de ensino superior se estão a preparar para o regresso.