Entrada > Notícias > LPTMM 2022 // Congresso Internacional de Poluição Luminosa
Publicado em: 07 Fevereiro 2022

LPTMM 2022 // Congresso Internacional de Poluição Luminosa

O Congresso Internacional de Poluição Luminosa - Light Pollution:Theory, Modelling and Measurements - 2022 tem lugar no próximo mês de Junho, em Santiago de Compostela. A edição deste ano tem como temática "os próximos 10 anos".

A edição de 2022 do congresso LPTMM irá focar-se na discussão dos resultados mais recentes da investigação sobre os efeitos da poluição luminosa na observação astronómica, saúde humana e no meio ambiente. O mote desta edição é a identificação dos principais desafios de investigação nos próximos dez anos, estabelecer prioridades e antecipar quais as linhas de investigação mais promissoras de forma a fomentar a colaboração internacional até 2032.

Além das sessões de exposição científica, existirão vários cursos de treino específicos em técnicas teóricas, experimentais e ferramentas. Estas sessões são de interesse geral para investigadores de qualquer nível de experiência, e pretendem disseminar e otimizar a utilização de recursos já desenvolvidos pela comunidade. A partilha gratuita de conhecimento e constante apoio têm sido fatores determinantes no crescimento e desenvolvimento desta área de investigação. O estudo da poluição luminosa está numa época de renascimento devido ao desenvolvimento de computadores de alta performance que permitem reduzir substancialmente o tempo necessário para simulações numéricas mais precisas.

Este congresso pretende, principalmente, juntar investigadores desta área para discutir o estado atual e para formular potenciais novas direções de investigação. Além disso, pretende-se facilitar um desenvolvimento mais intensivo desta área de investigação.

A Escola Superior de Saúde é entidade colaboradora na organização deste evento.

 

Fotografia de Chait Goli obtida no Pexels

Combined Shape

Navigation