O Projeto "Póvoa de Varzim: Cidade Amiga das Pessoas Idosas" está inserido no contexto do Laboratório de Reabilitação Psicossocial (LabRP), que integra o Centro de Investigação em Reabilitação (CIR).
Além de cumprir o que a Organização Mundial de Saúde preconiza - o diagnóstico da cidade da Póvoa de Varzim, tendo como referência as 8 categorias estabelecidas, com este projeto prentende-se complementar este trabalho com o diagnóstico da fragilidade da população idosa, assim como analisar as questões de literacia em saúde mental e promoção do bem-estar (wellbeing). Atualmente, estes são conceitos a que a comunidade cientifica tem destacado, considerando que são da máxima importância para a nossa sociedade, e que podem contribuir para uma significativa mudança no modelo de intervenção com esta população.
O que se pretende é que cada pessoa, em especial cada pessoa idosa, seja capaz de ser responsável pelo seu processo de envelhecimento, em detrimento de um modelo assistencialista. A tónica está em capacitar, “empoderar” as pessoas, e as pessoas idosas em particular, através da promoção de saúde, de um envelhecimento digno e com qualidade de vida, especificamente, promovendo a saúde mental.
Este projeto assenta "numa abordagem holística e inovadora, num projeto distintivo com uma autarquia nacional, Póvoa de Varzim".
Pode consultar a notícia completa aqui.