Entrada > Notícias > FORMAÇÃO PEDAGÓGICA // Mentoria de estudantes em formato de jogo AVILA Crew

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA // Mentoria de estudantes em formato de jogo AVILA Crew

15 > 15.05.2020 · 15:00 > 17:00

Nome do Contacto

Docentes do Ensino Superior

Adicionar evento ao calendário

A equipa de mentores AVILA Crew aliou-se à formação pedagógica da ESS | P. Porto para a realização de uma AVILA session sobre Mentoria de Estudantes em formato de jogo. Este evento realiza-se no próximo dia 15 de Maio de 2020, via Zoom.

As estratégias de peer teaching são utilizadas em contexto de ensino e aprendizagem, na maioria das vezes, colocando os estudantes mentores a desempenhar um papel “imaginado” pelos docentes. Que transformações poderão acontecer quando os estudantes mentores têm a liberdade e responsabilidade de conceptualizar, preparar e realizar as sessões de mentoria? Que modelos pedagógicos adotar e qual o impacto da estratégia de peer teaching nos próprios mentores, nos estudantes e nos resultados globais da UC?

O ponto de partida para esta formação é desafiar a pensar de um modo diferente as estratégias de peer teaching, procurando tirar verdadeiramente partido do potencial criativo e de inovação dos estudantes. Para que esse potencial se possa revelar, é indispensável que o docente tenha a capacidade de se colocar num segundo plano, apoiando e validando, mas dando espaço e liberdade para que os estudantes mentores assumam a responsabilidade e criem sessões de mentoria com as quais se identifiquem.

Nesta formação vamos partilhar um exemplo de adopção de uma estratégia de peer teaching, a AVILA Crew, apresentando as estratégias e conteúdos utilizados em sessões de mentoria já realizadas, onde é patente a capacidade criativa e de concretização dos estudantes mentores.

Pretende-se que os participantes sejam desafiados a pensar na adopção e adequação de estratégias similares aos seus contextos, sendo capazes de implementar estratégias de envolvimento de ex-estudantes, e de enfrentar os riscos e dificuldades que podem surgir nestes processos.

URL: https://www.facebook.com/avilacrewntc/

Esta formação tem um custo de participação associado de 5,00€, e aceita inscrições até ao próximo dia 11 de Maio de 2020.

+ Informações

arpl