Entrada > Notícias > Estudantes da ESS recordistas nacionais em Desporto Universitário
Publicado em: 07 Fevereiro 2022

Estudantes da ESS recordistas nacionais em Desporto Universitário

Três estudantes da ESS | P. PORTO tornaram-se recordistas de Atletismo na prova 4x200m no Campeonato Nacional Universitário.

Sandra Sá, estudante de Terapia Ocupacional, em conjunto com as estudantes Ana Raquel Costa (Audiologia), Ana Filipa Teixeira (Fisiologia Clínica) e Maria Santos da ESE, sagraram-se recordistas de Atletismo no Campeonato Nacional Universitário. Entrevistamos as três estudantes no rescaldo da vitória e do recorde.

Sandra já tem uma longa carreira na modalidade. Começou a praticar Atletismo há dez anos, após passar pelo ballet e pelo futebol. Após desistir e não conseguir gastar a sua energia, descobriu um clube de atletismo na sua zona e nunca mais parou. Conciliar a sua vida académica com a modalidade "nem sempre é fácil". Confessa que "às vezes é necessário treinar 'fora de horas', ou então sair das aulas a correr para ir apanhar o comboio o mais rápido possível" para não perder o seu treino. No entanto, nas suas palavras "o sonho comanda a vida", e este é o sonho de Sandra.

Logo no seu primeiro ano no Ensino Superior soube que o Desporto Universitário era algo de que queria muito fazer parte. Desde o Ensino Secundário que acompanhava o desporto universitário, e integrou a equipa de atletismo do P. PORTO mesmo a tempo do Campeonato Nacional Universitário de pista coberta em 2020. "A nossa equipa tem um espírito de união incrível (...) é super fácil de criar logo uma ligação!". Esta união também transparece durante as provas - "fomos equipa que mais 'berrou' uns pelos outros!". Em 2020 a equipa, da qual Ana Filipa Teixeira já fazia parte, só alcançou o bronze, mas este ano superaram-se - "este ano 'vingamos' isso da melhor forma possível, não? Ouro e Recorde Nacional! Nem nós estávamos à espera!".

"É um orgulho representar um Politécnico de tanto prestígio e uma faculdade de sonho". Integrar a equipa de atletismo do P. PORTO foi "ótimo para conhecer pessoas novas (...) foi uma ótima ajuda para me integrar no ensino superior!".

As medalhas irão sempre com Sandra, mas além disso o Atletismo deu-lhe ensinamentos que não teria obtido de outra forma. "Desde cedo entendi que me ajuda a gerir o stress, o que em termos académicos é ótimo. Aprender a gerir o tempo é, sem dúvida, aquilo que um estudante atleta faz melhor!". No entanto, não deve tudo à modalidade - família, amigos e o seu treinador têm tido um papel fulcral.

O Atletismo é uma parte muito importante da vida de Ana e, como qualquer modalidade desportiva, tem ensinamentos que é difícil conseguir-se obter sem se vivenciar esta dinâmica. Para Ana "a maior lição que posso transpor para a vida académica é que todo o que alcançamos foi trabalhado arduamente, e se nos esforçarmos por muito que exista um dia mau, num futuro próximo vai ser melhor e vamos ser recompensados."

Se lhe perguntarmos como vê o seu futuro, Sandra admite que "o atletismo é um dos meus grandes amores há muito tempo (...), mas a Terapia Ocupacional é uma área que me cativa de uma forma incrível!". Não está pronta para desistir de nenhuma das suas carreiras, por isso termina a dizer que "estas duas coisas vão andar de mãos dadas muito tempo!"

Parabéns Sandra, Ana Filipa e Ana Raquel! Que orgulho ter-vos como nossas atletas e estudantes.