Entrada > Notícias > Estudantes da ESS recordistas nacionais em Desporto Universitário
Publicado em: 18 Fevereiro 2022

Estudantes da ESS recordistas nacionais em Desporto Universitário

Três estudantes da ESS | P. PORTO tornaram-se recordistas de Atletismo na prova 4x200m no Campeonato Nacional Universitário. Hoje revelamos a última das três entrevistas em que Ana Raquel Costa, de Audiologia, nos dá o seu testemunho.

Ana Raquel Costa é nossa estudante do 2º ano de Audiologia. Em conjunto com as colegas da ESS | P. PORTO Ana Filipa Teixeira (Fisiologia Clínica) e Sandra Sá (Terapia Ocupacional) e ainda Maria Santos da ESE, sagrou-se recordista de Atletismo no Campeonato Nacional Universitário, além de trazerem a tão cobiçada medalha de ouro.

Ana recorda-se muito bem do dia em que a sua carreira no atletismo começou, com oito anos. "Começou (...) dia 18 de Junho de 2011 (...) que coincide com o aniversário da minha mãe". Foi neste dia que competiu pela primeira vez e trouxe a sua 1ª medalha regional para casa. Desde então já representou Portugal várias vezes, nomeadamente no Festival Olímpico da Juventude Europeia (EYOF), nos Jogos Escolares de Verão (Gymnasiade), no Torneio Ibérico, no Campeonato da Europa de Sub18 (EYCH), nos Jogos CPLP e nos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG). Merecidamente, a estudante gaba-se de ter sido campeã de Portugal 11 vezes e de ser detentora de vários recordes "regionais e nacionais".

Foi este ano que se juntou ao desporto universitário não só para poder praticar atletismo, mas também para "competir, conviver mas, acima de tudo, divertir-me!". Representar a nossa escola e o P. PORTO na modalidade deu-lhe a "oportunidade de conviver com outros atletas e estudantes (...) pude partilhar momentos e ouvir as experiências deles. Assim fiquei a conhecer melhor o P. PORTO". Apesar do seu entusiasmo, Raquel confessa que conciliar a sua carreira desportiva e a sua vida académica "não é uma tarefa fácil". Estuda diariamente os conteúdos lecionados em aula, além disso conta com os seus colegas que "estão sempre prontos a ajudar no que eu preciso, o que é muito importante!".

Claro que, tendo em conta a sua carreira desportiva, é inevitável que aplique alguns ensinamentos e princípios na outra faceta da sua vida - "a modalidade ensinou-me que, em tudo o que fazemos, devemos dar sempre o nosso melhor, devemos ser persistentes, pacientes e trabalhadores (...) Só com muito trabalho é que se alcançam os objetivos". E é com este mote que admite orgulhosamente que, no futuro, gostava de não ter de escolher entre as suas duas paixões. O futuro está aberto e será dividido entre Audiologia e Atletismo.

Parabéns Sandra, Ana Filipa e Ana Raquel! Que orgulho ter-vos como nossas atletas e estudantes.