Entrada > Notícias > Estudantes da ESS recordistas nacionais em Desporto Universitário
Publicado em: 07 Fevereiro 2022

Estudantes da ESS recordistas nacionais em Desporto Universitário

Três estudantes da ESS | P. PORTO tornaram-se recordistas de Atletismo na prova 4x200m no Campeonato Nacional Universitário.

Ana Filipa Teixeira, estudante de Fisiologia Clínica, Ana Raquel Costa, Audiologia, e Sandra Sá, de Terapia Ocupacional, tornaram-se recordistas de Atletismo no Campeonato Nacional Universitário, em conjunto com a colega Maria Santos, também estudante do Politécnico do Porto. A ESS esteve à conversa com Ana Filipa, Ana Raquel e Sandra no rescaldo deste recorde.

Ana Filipa começou a praticar a modalidade há cerca de seis anos, sempre em contexto de Desporto Escolar. Era nadadora, mas o seu Professor de Educação Física e, também, Professor de Natação afirmava "a tua modalidade é o atletismo". Foi devido ao seu pai, que tinha começado a correr por questões de saúde, que Ana se iniciou na modalidade do Atletismo e juntou-se a uma equipa da sua cidade - o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim. Esta equipa, à qual a estudante se refere como "uma pequena família", ajudou a cultivar a paixão por este desporto.

O Desporto Universitário surgiu logo no seu primeiro ano no Ensino Superior, e representava "outra oportunidade de competir e, sem dúvida, me divertir". Foi Sandra, a sua colega de equipa e também estudante da nossa escola que lhe deu a conhecer a equipa de Desporto Universitário do P. PORTO e que a levou a inscrever-se. Apesar desta paixão e determinação, Ana confessa que conciliar a vida académica e estudantil com o Atletismo "tem sido um desafio!". Só a resiliência de um desportista é que permite esta dedicação, ainda que a estudante de Fisiologia Clínica por vezes fique incrédula com a sua capacidade de conciliar tudo. "Nenhum estudante universitário tem a vida facilitada e, se for atleta federado, como eu e muitos mais, ainda se torna mais difícil. Mas, dentro do possível, com a ajuda de amigos, familiares e mesmo o treinador, julgo que está a ser um desafio que se vai superando dia após dia", admite Ana.

Ainda assim, apesar da enorme disciplina e dedicação que o desporto, e esta modalidade em concreto requerem, a equipa do P. PORTO foi um dos fatores que ajudou a estudante a integrar-se no Ensino Superior - "fiz amigos para a vida e muitos deles são estudantes na ESS".
O Atletismo é uma parte muito importante da vida de Ana e, como qualquer modalidade desportiva, tem ensinamentos que é difícil conseguir-se obter sem se vivenciar esta dinâmica. Para Ana "a maior lição que posso transpor para a vida académica é que todo o que alcançamos foi trabalhado arduamente, e se nos esforçarmos por muito que exista um dia mau, num futuro próximo vai ser melhor e vamos ser recompensados."

Quando confrontada com o seu futuro, a estudante afirma que gostava de conciliar ambas as suas paixões - Atletismo e Fisiologia Clínica. Manter-se na modalidade e continuar a competir enquanto exerce a sua profissão é o seu grande objetivo. No entanto, se isso não for possível, Ana está determinada a manter-se "ativa e matar o 'bichinho das corridas' sempre que tiver disponibilidade".

Parabéns Ana Filipa, Ana Raquel e Sandra! Que orgulho ter-vos como nossas atletas e estudantes.