Entrada > Notícias > Estudante de Fisiologia Clínica medalhada no Campeonato do Mundo de Kickboxing
Publicado em: 24 Novembro 2021

Estudante de Fisiologia Clínica medalhada no Campeonato do Mundo de Kickboxing

Mariana Gonçalves é estudante do 1º ano de Fisiologia Clínica na ESS | P. PORTO e foi representar Portugal no Campeonato do Mundo da World Kickboxing Federation, que teve lugar no Egipto. Mariana competiu em -57Kg e estreou-se fora de Portugal nesta competição. Conquistou três medalhas – 1º lugar em Point Fighting, 2º lugar em Light Contact e 3º lugar em Kick Light.

A ESS esteve à conversa com Mariana e tentou perceber de onde vem a sua paixão pelo Kickboxing e como irá conciliar a sua carreira desportiva com a vida académica que iniciou este ano.

Mariana começou a praticar a modalidade há quatro anos, mas agora tem um novo desafio - conciliar a prática do Kickboxing com a sua vida Académica. Enquanto frequentou o ensino secundário, a estudante diz que conciliar os estudos e a sua carreira desportiva foi "fácil", e até se inscreveu para "quebrar aquela rotina casa-escola-escola-casa". A competição ou graduação na modalidade não era algo que fazia parte dos seus planos imediatos. Incentivada pelos seus treinadores Mariana participou no regional de 2019, primeira competição da estudante na qual se sagrou campeã. Agora afirma não querer "outra coisa".

Este é o 1º ano de Mariana no Ensino Superior. Mesmo ainda sendo o início do ano letivo, a estudante já sente que a sua vida é diferente. "São 1500 coisas para fazer, a matéria é o dobro e o tempo para estudar mais reduzido". A disponibilidade para a sua modalidade não é a mesma, mas Mariana tem espírito perseverante e não está preparada para desistir, afirmando que "Organização é tudo!".

Sendo uma arte marcial, o Kickboxing tem ensinamentos que vão para lá da prática física da modalidade. A ESS tentou descobrir que lições que aprendeu com a sua prática a irão ajudar na sua carreira académica. Mariana é peremptória a afirmar "sem dúvida alguma" que existem esses ensinamentos - "Dedicação, emprenho, perseverança, disciplina, companheirismo, humildade, saber lidar com derrotas e também com as vitórias. Ter consciência que nem todos os dias são bons ou produtivos, o importante é sempre dar o meu melhor e manter o foco. Nada é garantido, para alcançar os meus objetivos é necessário muito trabalho. E quando os alcanço é necessário continuar a trabalhar. Há sempre aspetos a melhorar e coisas a aprender. O querer evoluir é muito importante". Estes são alguns dos princípios enumerados pela caloira, e sem dúvida que poderão ser determinantes no seu sucesso académico.

Quando confrontada com a escolha entre Fisiologia Clínica ou Kickboxing para o seu futuro, Mariana fica dividida. Admite que não se candidatou a uma licenciatura relacionada com Desporto pois não é das carreiras mais fixas e, embora a sua prioridade neste momento sejam os estudos, não irá desistir da sua modalidade. "Ainda tenho muito que crescer dentro da modalidade e (...) gostaria muito de continuar a representar as cores de Portugal nos próximos campeonatos internacionais". Além disso, desabafa "Fisiologia Clínica não é um curso fácil pelo que o Kickboxing será uma ótima ferramenta para manter a minha sanidade mental".

Parabéns, Mariana! É um orgulho poder fazer parte do teu percurso!