Entrada > Notícias > Estudante da E2S concilia Mestrado com carreira no Basquetebol Profissional
Publicado em: 31 Julho 2025

Estudante da E2S concilia Mestrado com carreira no Basquetebol Profissional

Mariana Pereira, estudante do Mestrado em Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (E2S | P.PORTO), é um exemplo de como é possível conciliar a exigência do ensino superior em Saúde com uma carreira desportiva de alto rendimento. A jovem atleta, integra a equipa que representou Portugal em Basquetebol Feminino nos Jogos Universitários Mundiais e trouxe para casa o 6º. lugar.


Desde cedo habituada ao desporto, Mariana começou por praticar natação, mas aos 8 anos trocou a piscina pelos campos de basquetebol — e nunca mais parou. Filha de um ex-jogador e treinador. Nas suas palavras, "desde que peguei na bola pela primeira vez que nunca mais quis outra coisa, fiquei com o "bichinho" pela modalidade, e assim se passaram 16 anos".

Hoje, é estudante do Mestrado em Terapia Ocupacional na E2S | P.PORTO e concilia o percurso académico com uma exigente carreira no basquetebol profissional. Não tem sido fácil, admite. “Ao longo de todo o meu percurso escolar fui aprendendo a conciliar os estudos com o desporto, mas a chegada ao ensino superior tornou tudo mais desafiante — não só pela exigência do curso, mas também por ter começado a jogar na liga profissional".

Entre treinos, competições nacionais e internacionais — incluindo campeonatos europeus e Jogos Mundiais Universitários — Mariana nunca baixou os braços. "Foram seis anos de estudos, quatro de licenciatura e agora a terminar os dois de mestrado, sempre a jogar ao mais alto nível".

Esse equilíbrio entre estudo e competição não teria sido possível sem uma rede de apoio sólida: a família, os professores e, claro, a própria E2S. “O apoio institucional foi determinante. Os estatutos fornecidos permitiram-me, por exemplo, adiar um estágio curricular para representar Portugal no Europeu de Sub-20 e concluí-lo mais tarde sem prejuízo académico". Mariana representa uma geração de estudantes-atletas determinados a alcançar a excelência académica e profissional sem abdicar das suas paixões.

Além da prática desportiva, o basquetebol trouxe-lhe lições que carrega para todas as áreas da vida: "O desporto incutiu-me valores fundamentais para a vida académica, profissional e pessoal. (...) Foi por acreditar nesse impacto transformador que decidi focar a minha tese de mestrado na atividade física e desporto." Ainda acrescenta que, graças à prática desportiva, aprendeu "a gerir melhor o tempo, a ser resiliente e a procurar soluções perante os desafios."

E o futuro? Mariana não hesita: o objetivo é conciliar. "Depois de concluir a licenciatura, decidi focar-me mais no basquetebol. Agora que estou a terminar o mestrado, o meu objetivo é continuar a jogar a nível profissional, mas com uma carga horária de treinos mais equilibrada, para que possa começar a exercer como Terapeuta Ocupacional."

"A ideia é continuar a conciliar, da melhor forma possível, estas duas grandes paixões — o desporto e a terapia ocupacional."

Um exemplo de dedicação, superação e equilíbrio, que orgulha toda a comunidade da E2S | P.PORTO e demonstra que é possível viver a vida académica em pleno, mesmo quando se divide o tempo com desporto de alto rendimento.

Nota: as fotografias foram cedidas pela estudante Mariana Pereira. A fotografia com o equipamento vermelho da equipa Portuguesa é de Pedro Pinho / FADU Portugal University Sports.

Combined Shape

Navigation