Entrada > Notícias > Espaço Alumni | Sara Moura
Publicado em: 05 Agosto 2019

Espaço Alumni | Sara Moura

Estudou na ESS, a Escola Superior de Saúde do P.PORTO, onde se licenciou em Terapia Ocupacional, e hoje trabalha numa ONG no Porto.

"Aprendi que aquilo que nos diferencia não é aquilo que fazemos, mas sim a forma como fazemos." É com este aforismo que Sara Moura resume a sua passagem pela Escola Superior de Saúde (ESS, à época ESTSP). Atualmente, Sara é terapeuta ocupacional na Médicos do Mundo Portugal, uma Organização Não-Governamental sem fins lucrativos, independente, que "desenvolve projetos de cooperação para o desenvolvimento em saúde e ajuda humanitária em todo o mundo", prestando cuidados gratuitos de saúde a populações vulneráveis. A alumni da ESS está, mais particularmente, no projeto Terceira (C)Idade cujo âmbito é a intervenção de proximidade, no Porto, com a população sénior em situação de isolamento social. "A minha intervenção é de âmbito comunitário. Recebo estudantes de vários estabelecimentos de ensino e oriento os seus estágios. Ao longo do tempo temos colaborado em diversos estudos académicos e em várias palestras, congressos e workshops", explica. Dos tempos de estudante destaca duas memórias especiais: as aulas e a praxe. Nas primeiras, práticas, pôde "aprender a implementar diferentes estratégias e ferramentas de intervenção na área da terapia ocupacional", o que fez com que se apaixonasse pelo que considera "a melhor e mais altruísta profissão no mundo". Na praxe, "vivida de uma forma saudável, com a rivalidade entre escolas e faculdade", fez grandes amigos e aprendeu valores que ainda hoje a acompanham: "coesão, espírito de entreajuda, solidariedade, responsabilidade e proteção". Aos futuros licenciados aconselha que desfrutem da vida académica. "Estejam disponíveis e receptivos, valorizem os momentos e principalmente as pessoas."