O EBCP visitou a ESS | P.PORTO, com o objetivo de re-acreditar a escola, conjuntamente com os Serviços de Cirurgia Torácica dos hospitais de São João e de Gaia, como escola de formação de Perfusionistas do Porto.
Foram recebidos na ESS | P.PORTO pelo Prof. Miguel Saúde, Vice-Presidente responsável pelo pelouro da acreditação de cursos, e pela Prof. Cristina Baeta, responsável pelo processo de acreditação em 2013, e de re-acreditação em 2023.
Gerdy Debeuckelaere, secretário-geral do EBCP, presidiu o evento acompanhado por Maria Angeles Bruno Martini, um elemento do subcomité de acreditação e por Inês Figueira, delegada da Associação Portuguesa de Perfusionistas no EBCP.
O EBCP teve a oportunidade de reunir com Rita Torre, Catarina Araújo e Maria Amorim, atuais estudantes do 4º ano da licenciatura em Fisiologia Clínica e com Soraia Moreira, ex-estudante de Cardiopneumologia que se dedicou à Perfusão Cardiovascular enquanto Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).
Depois das reuniões e de uma visita às instalações da escola, que incluíram o Laboratório de Cardiopneumologia, o EBCP dirigiu-se aos serviços de Cirurgia Torácica dos hospitais de São João e Gaia para visitar as atuais instalações e conversar com os Perfusionistas, e verificar se as condições necessárias à re-acreditação dos mesmos estão asseguradas.
O European Board of Cardiovascular Perfusion (EBCP) foi fundado em 1991, tendo como um dos seus principais objetivos aproximar os Perfusionistas europeus em termos de padrões de formação, quer em relação à formação de base quer em relação à formação específica.